Chromecast com Google TV: como ter acesso à Play Store!

A Google TV é o nome da nova interface que a Google lançou com o Chromecast mais recente no ano passado. O layout do ecrã inicial foca-se nos conteúdos relevantes para o utilizador. Assim, temos acesso às aplicações e configurações guardadas num separador secundário. Mas não há uma maneira direta de ter acesso à Play Store completa no Chromecast com Google TV. Pelo menos, não uma forma óbvia. No entanto, a Play Store está lá, só precisamos de usar alguns truques simples para a encontrar.

(Análise) Galaxy S21 Ultra: A Samsung aprendeu com os erros!

Galaxy A52: uma bomba da Samsung por 349 Euros

Ter acesso à Play Store completa é importante?

Entretanto, o separador de aplicações na Google TV é suficiente para iniciar as aplicações e jogos que instalamos. Assim como verificar as novidades para experimentar. Portanto, podemos até usar a pesquisa por voz para procurar aplicações específicas. Mas é aqui que a interface se mostra limitada. Se pretendermos gerir as aplicações existentes, verificar manualmente as atualizações, instalar e alterar configurações, precisamos mesmo de aceder à Play Store completa.

Ademais, a aplicação da Play Store tem seperadores específicos para navegar entre aplicações e jogos. Mas também tem um menu de configurações adequado onde podemos gerir e atualizar as que já instalamos. Igualmente, podemos trocar de conta para instalar aplicações que os nossos amigos compraram. E também alterar algumas configurações em relação às atualizações automáticas, métodos de pagamento, controlo parental e muito mais.

Embora isto tudo possa ser trivial para alguns dos utilizadores do Chromecast, muitos de nós ainda gostam de ter acesso e controlo sobre estes recursos. E é aqui que abrir a aplicação da Play Store é importante.

Portanto, neste artigo vamos explicar 3 métodos para podermos aceder à aplicação da Play Store.

Google Stadia: há muitas novidades espetaculares a caminho!

Método 1: Assistente Google

Certamente, a maneira mais fácil e cómoda de aceder à Play Store no Chromecast com Google TV é simplesmente tocar no botão Assistente no comando e dizer “Play Store”.

Google TV voice
Pesquisa por voz: Play Store

Em seguida, a assistente da Google vai reconhecer a pesquisa e abrir a aplicação de imediato.

Google TV opening Play Store
Abrir Play Store

Huawei P50 chega com um sensor de imagem revolucionário!

Método 2: configurações da aplicação

Entretanto, o segundo método é um pouco mais complicado. Mas será útil se não quisermos falar em voz alta ou se preferirmos nunca usar a Assistente. Portanto, temos que abrir as definições do Chromecast. Para isto, abrimos o painel lateral e clicamos nas Definições -> Aplicações -> Ver todas as aplicações -> Mostrar aplicações do sistema -> Google Play Store -> Abrir. As etapas são descritas nas imagens abaixo.

Google tv definições
Definições
Google TV apps
Apps
Google TV Play Store
Ver todas
Google TV Play Store def
Mostrar aplicações do sistema
Google TV Play def1
Google Play Store
Google TV Play def2
Abrir

iPhone 13 Mini vai continuar a ser aposta da Apple para 2021!

Método 3: mapeamento de botões

Curiosamente, este terceiro método exigirá um pouco mais de configuração. Mas, uma vez feito, teremos acesso com um botão para abrir a Play Store sempre que quisermos. Em primeiro lugar, teremos que instalar a aplicação Button Mapper configurar as permissões necessárias.

Assim, para a instalação apenas precisamos de pesquisar na Google TV por “Button Mapper” que a aplicação irá aparecer para instalar. Depois para ativar as permissões teremos que ir às definições, depois ao menu de Sistema, em seguida a acessibilidade e finalmente ligar a permissão na aplicação.

Button Mapper
Sistema
Button Mapper 2
Acessibilidade
Button mapper 3
Button Mapper

Finalmente, abrimos a aplicação o Button Mapper e escolhemos o botão do comando que pretendemos usar para abrir a Play Store. Nas imagens abaixo, escolhemos o botão Home, mas apenas quando ele é clicado duas vezes. Assim, para configurar, selecionamos Home Button -> Double tap e, no menu pop-up, mudamos para aplicações e escolhemos Play Store. As etapas são descritas abaixo.

Button mapper 4
Home Button
"<yoastmark
Double tap
Button mapper 6
Play Store

Em suma, apesar do Chromecast ser um dispositivo fantástico, a decisão da Google não incluir um ícone dedicado para a Play Store ainde me causa alguma confusão. No entanto, há sempre uma solução para os pequenos obstáculos no Android. E hoje vimos que afinal é muito simples aceder à Play Store de diversas maneiras.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gran Turismo 7: Meteorologia vai afetar TUDO!

Gran Turismo sempre teve o grande objetivo de ser um simulador a sério, e pelos vistos, com o novo título da saga (GT 7),...

iPhone 13: ‘Notch’ ficou mais pequena, mas esqueça a % da bateria

A nova gama de smartphones iPhone 13 já foi anunciada! Trazendo consigo um design ligeiramente diferente, onde claro está, temos de salientar a diminuição...

Alerta Windows 10: apague agora mesmo a sua password!

A Microsoft acaba de lançar o alerta para milhões de utilizadores do Windows 10 e pede que as pessoas apaguem as suas passwords. Atenção,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!