Aumentar a performance de qualquer Ryzen 3000 de borla?

O famoso Yuri ‘1usmus’ Bubliu, o grande responsável pelo DRAM Calculator para os processadores AMD Ryzen está novamente pronto a conquistar o coração dos fãs da plataforma AMD! Como? Com a sua nova aplicação ClockTuner! Que por sua vez promete trazer um aumento de desempenho graças a alguns ajustes automáticos.

Aumentar a performance de qualquer Ryzen 3000 de borla?

clocktuner

Portanto, o ClockTuner tenta aproveitar a versatilidade do design chiplet dos processadores AMD Ryzen para subir um pouco a performance (~10%). Ao fim ao cabo, caso não saiba, os processadores Ryzen são compostos por múltiplos conjuntos de núcleos aglomerados. Em estruturas conhecidas como CCX.



Por isso, através de testes de estabilidade e performance, a nova ferramenta pode verificar os CCX mais poderosos e eficientes para reduzir ou aumentar a tensão e frequências de forma a ganhar eficiência e performance. Ou seja, o grande objetivo é encontrar o ponto ideal entre a temperatura, consumo de energia e desempenho

Dito tudo isto, como o design chiplet apenas foi adotado na mais recente geração de processadores Ryzen 3000. Quem tem um CPU de primeira e segunda geração fica de fora. (Se tiver um Ryzen 4000G ou Threadripper 3000 também está com sorte).

O ClockTuner vai (ao mesmo tempo) aumentar a performance e diminuir o consumo energético!

Entretanto, em testes feitos pelo próprio 1usmus, o processador Ryzen 9 3900X ganhou 6.5% de performance ao mesmo tempo que reduziu o seu consumo em 9%. Entretanto, o Threadripper 3960X apresentou um aumento de performance de 5.3% e um aumento de eficiência de 4.2%.

Infelizmente, o ClockTuner ainda não está disponível para todos. No entanto, segundo os planos do programador e entusiasta AMD, o seu lançamento deverá acontecer já em Setembro. Quando a ferramenta for lançada, vamos imediatamente instalar e testar nos nossos PCs de teste! (3700X e 3900X)


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também