Num lançamento surpresa eis que o grande jogo Quake está de volta e já chegou a todas as consolas. Esta é sem dúvida uma excelente notícia, pelo menos para quem jogava o título original (ainda tenho a caixa original do jogo). Ora este título está disponível para a XBOX, PlayStation e Nintendo Switch.
Atenção! Quake está de volta e chegou a todas as consolas!
O Quake continua a manter a mesma essência e é na prática o mesmo jogo. O que aconteceu é que foi remasterizado. Assim podemos contar com aspetos visuais melhorados até uma resolução 4K, lembrando que na Switch vão até 1080p por questões técnicas da consola. Entretanto é possível atingir-se os 120 FPS, temos acesso a cross-play e gravações na cloud. Destaca-se também o modo multiplayer online e co-op, troféus e muito mais. De facto, tem todos os ingredientes para voltarmos a passar umas belas horas a jogarmos Doom.
Entretanto este título está disponível no Xbox Game Pass.
Para além da chegada à XBOX, PS4 e Switch, também haverá um update destinado às consolas de nova geração. Ou seja, uma versão especial para a Xbox Series X|S e PS5.
Sabia que também há uma versão arcade do jogo?
De facto, estávamos em 1998, quando a id Software se juntou a uma empresa chamada Lazer-Tron para criarem o Quake Arcade Tournament Edition. Na prática era uma versão muito semelhante à original mas que ainda assim apresentava algumas diferenças. Apesar de Quake estar disponível no PC, a versão arcade não podia ser corrida nos emuladores MAME devido a uma cópia de proteção que acabou de ser quebrada.
O Quake Arcade corria num computador personalizado chamado Quantum3D Quicksilver Arcade PC. Esta máquina que outrora parecia impressionante e até era para a altura, tratava-se de um Pentium II a 266 MHz que corria o Windows 95 e vinha com uma placa gráfica personalizada. Entretanto a própria arcade tinha um ecrã VGA de 27 polegadas com resolução de 640×480 pixéis, uma trackball para olharmos à volta e sete botões para nos movimentarmos, dispararmos, saltarmos e passarmos pelas armas. Para além disso também era possível ligar várias destas máquinas arcade para um verdadeiro jogo multiplayer, sendo que um dos mapas já era de Quake 2.