Arquitetura da NVIDIA foi pensada para a Switch e não para o PC?

Como deve saber, a Nintendo anunciou há relativamente pouco tempo uma nova versão da sua super popular consola portátil Switch, estamos a falar do novo modelo OLED. Que ao contrário do que era esperado pelos fãs, vai chegar às prateleiras com mudanças muito ligeiras, que se limitam a um novo ecrã OLED de 7”, a uma melhoria no armazenamento interno, e claro, uma nova doca com entrada LAN.

Assim, o SoC é exatamente o mesmo, a bateria também, e a quantidade de memória RAM também. Ou seja, a performance da Switch OLED é exatamente igual às restantes versões já disponíveis no mercado.

Isto é estranho, porque durante vários meses, tivemos rumores a mencionar a chegada de um modelo ‘Pro’ denominado de Super Switch. Modelo esse que apostaria forte na performance gráfica, com um novo SoC da NVIDIA, que por sua vez, já contaria com uma arquitetura também ela nova.

Pois bem, essa arquitetura pode mesmo ter sido criada para dar vida a uma nova Nintendo Switch. Aliás, isso ainda poderá vir a acontecer num futuro próximo. Mas é provável que não venha a acontecer com o alegado modelo Pro, que nesta altura do campeonato, já deve estar mais do que cancelado.

A nova arquitetura da NVIDIA foi pensada para a Switch e não para o PC?

Portanto, segundo o canal de YouTube Moore’s Law is Dead, a arquitetura de nova geração ‘Ada Lovelace’ foi pensada para a consola Pro da Nintendo, oferecendo um aumento de performance brutal, com uma eficiência super interessante. Ora leia:

“Estava sobre a impressão que a arquitetura Lovelace nem sequer foi pensada para dar origem a placas gráficas convencionais. Sempre pensei que fosse servir de base para a nova Nintendo Switch… Mas nunca antes da primavera de 2022. Alguns dos leakers mais fidedignos do mundo NVIDIA acreditam que a Ada Lovelace é realmente a nova arquitetura para PCs. Por isso, seria bombástico se não fosse este o caso e eu tivesse razão.”

“Mas lá está, historicamente, a Nintendo nunca usa a tecnologia mais recente, preferindo comprar chips antigos para posteriormente os vender com elevadas taxas de lucro. Por isso, é muito provável que a Nintendo nunca fosse apostar num APU tão recente. O que está errado, se eu fosse alguém dentro da NVIDIA, não permitia a produção e venda de hardware antigo. Iria querer que a Nintendo utilizasse e otimizasse os seus jogos para arquiteturas mais recentes. Foi um erro permitir que a Nintendo utilizasse a arquitetura Maxwell para dar vida à Switch.”

Bem… Isto explicaria o porquê de todos estamos à espera de uma Switch Pro, e acabarmos com uma Switch OLED nas mãos. Será que a Nintendo preferiu fazer dinheiro, e continuar com a mesma estratégia de sempre? Para posteriormente apostar numa nova consola, uma Switch 2, já baseada em hardware de nova geração?

Ademais, o mundo dos jogos está a mudar! Com as palavras de ordem sempre à volta dos 4K, 60FPS ou 120FPS. Por isso, mais tarde ou mais cedo, a Nintendo vai ter de lançar uma nova consola… Será já em 2022 ou 2023, com um GPU NVIDIA Ada Lovelace?

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Nem os fãs de terror estão a aguentar este filme na Netflix!

A Netflix tem neste momento um monte de séries e filmes realmente brutais. Sendo que para dizer a verdade, os utilizadores estão realmente a...

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz...

Processador ‘limitado’? Sim! Mas o iPad mini 6 impressiona!

Muito provavelmente devido à crise de produção atual, a Apple foi obrigada a utilizar diferentes versões do SoC A15 Bionic, nas suas diferentes gamas...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!