Inicio Apple Apple corrige vulnerabilidade no Walkie-Talkie dos Watch

Apple corrige vulnerabilidade no Walkie-Talkie dos Watch

Apple corrige vulnerabilidade no Walkie-Talkie dos Watch! – Duas semanas depois de detetar uma falha de segurança na função Walkie-Talkie do seu Watch, a Apple resolveu o problema. Na altura, a empresa comunicou que iria desligar essa função enquanto trabalhava numa correção. Pois bem, ela acaba de chegar através do update 12.4 do iOS e do watchOS 5.3. Isto significa que a funcionalidade de Walkie-Talkie está novamente disponível para ser utilizada.

Ao desativar a aplicação de Walkie-Talkie, a empresa não a retirou do Apple Watch. Em vez disso, deixou a aplicação intacta mas tornou-a não funcional.

Na prática, as atualizações de software de hoje resolvem a vulnerabilidade e colocam esta funcionalidade novamente online.

Com efeito, a função de Walkie-Talkie foi um dos destaques do watchOS 5, lançado em setembro passado. Ela foi criada para permitir a comunicação push to talk entre os utilizadores, semelhante a um walkie talkie real.

Quando detetou o problema, a Apple afirmou não acreditar no aproveitamento desta vulnerabilidade para espiar ninguém. Apesar disso, acabou por desativar este recurso com todo o cuidado e justificou a decisão:

Fomos informados de uma vulnerabilidade associada à aplicação Walkie-Talkie no Apple Watch e desativamos a função enquanto rapidamente resolvemos o problema. Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente e iremos restaurar a funcionalidade assim que for possível.

Na verdade, a Apple foi rápida em desligar a App Walkie-Talkie e parece ter apreendido com outra falha recente de segurança, que recebeu grande mediatização.

Em janeiro a empresa descobriu da pior maneira um bug nas chamadas de grupo do FaceTime. Este permitia que, ao ligar para outros utilizadores, o responsável pela chamada pudesse ouvir o áudio dos destinatários, mesmo que não aceitassem a chamada.

Nessa altura, a empresa só removeu esta função do FaceTime após a divulgação do problema, apesar de a pessoa que descobriu o bug ter enviado um relatório dias antes. No fim, a Apple corrigiu o bug do Group FaceTime semana e meia depois, disponibilizando-a no iOS 12.1.4.

Via Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Pedro Freire
Aos 12 anos já devorava a versão portuguesa da Popular Mechanics e, a partir daí, os gadgets e a tecnologia passaram a fazer parte da sua vida. Foi fundador de vários projetos jornalísticos e continua a aliar o trabalho em comunicação com essa mesma tecnologia. Ah, e ainda sente saudades das noitadas a jogar Videopac!

Leia também

Amazfit Band 5: um super-wearable por apenas 45 Euros!

Quando os primeiros wearables apareceram não tiveram uma grande aceitação no mercado. As pessoas ainda não estavam preparadas para os smartwatches, nem para as...

Galaxy S30 com Exynos já não vai levar pancada da Qualcomm

Apesar da situação que envolve o desempenho das versões Europeia e Americana do Galaxy S20 e também do Note, a Samsung vai voltar a...

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...