Apple corrige vulnerabilidade no Walkie-Talkie dos Watch


Por em

Apple corrige vulnerabilidade no Walkie-Talkie dos Watch! – Duas semanas depois de detetar uma falha de segurança na função Walkie-Talkie do seu Watch, a Apple resolveu o problema. Na altura, a empresa comunicou que iria desligar essa função enquanto trabalhava numa correção. Pois bem, ela acaba de chegar através do update 12.4 do iOS e do watchOS 5.3. Isto significa que a funcionalidade de Walkie-Talkie está novamente disponível para ser utilizada.

Ao desativar a aplicação de Walkie-Talkie, a empresa não a retirou do Apple Watch. Em vez disso, deixou a aplicação intacta mas tornou-a não funcional.

Na prática, as atualizações de software de hoje resolvem a vulnerabilidade e colocam esta funcionalidade novamente online.

Com efeito, a função de Walkie-Talkie foi um dos destaques do watchOS 5, lançado em setembro passado. Ela foi criada para permitir a comunicação push to talk entre os utilizadores, semelhante a um walkie talkie real.

Quando detetou o problema, a Apple afirmou não acreditar no aproveitamento desta vulnerabilidade para espiar ninguém. Apesar disso, acabou por desativar este recurso com todo o cuidado e justificou a decisão:

Fomos informados de uma vulnerabilidade associada à aplicação Walkie-Talkie no Apple Watch e desativamos a função enquanto rapidamente resolvemos o problema. Pedimos desculpas aos nossos clientes pelo inconveniente e iremos restaurar a funcionalidade assim que for possível.

Na verdade, a Apple foi rápida em desligar a App Walkie-Talkie e parece ter apreendido com outra falha recente de segurança, que recebeu grande mediatização.

Em janeiro a empresa descobriu da pior maneira um bug nas chamadas de grupo do FaceTime. Este permitia que, ao ligar para outros utilizadores, o responsável pela chamada pudesse ouvir o áudio dos destinatários, mesmo que não aceitassem a chamada.

Nessa altura, a empresa só removeu esta função do FaceTime após a divulgação do problema, apesar de a pessoa que descobriu o bug ter enviado um relatório dias antes. No fim, a Apple corrigiu o bug do Group FaceTime semana e meia depois, disponibilizando-a no iOS 12.1.4.

Via

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Nokia 6.2 e Nokia 7.2 preparam estreia para Agosto!

Todas as câmeras do OnePlus 7 Pro vão ter modo noturno!

Seguinte