Apple Watch: Falha de segurança levou à desativação do walkie-talkie


Por em

As falhas de segurança nos dispositivos móveis estão na ordem do dia. A juntar a isso, também as falhas de segurança associadas aos microfones dos equipamentos que “falam” com o utilizador. Veja-se o caso recente do Assistente Google para perceber que um simples microfone… Pode ser muito mais do eu isso.

Com efeito, agora foi a vez da Apple detetar uma falha de segurança nos seus Apple Watch. Em termos práticos, esta falha permitia aos utilizadores ouvir através do microfone sem que este estivesse ativado. Na função de Walkie-Talkie, mesmo sem o consentimento do utilizador, muito do que era dito passava para outro dispositivo.

Desta forma, a principal medida da Apple acabou por ser a desativação do recurso de Walkie-Talkie os seus telefones inteligentes.

Apple Watch

Apesar disso, a informação sobre o que deu origem a este bug não é ainda oficialmente conhecida. A natureza da vulnerabilidade não foi divulgada, mas a Apple diz que seria necessária uma sequência complexa para recriar o bug. Mas ainda, recriar essa sequência faria com que parecesse que o bug não tinha sido descoberto por acidente. Assim, a função de Walkie-Talkie do Apple Watch ficará sem funcionar até que a Apple tenha todas as informações disponíveis.

A empresa baseada em Cupertino acelerou significativamente o processo de investigação de bugs. Isto contrasta com a questão de segurança nas chamadas de Grupo do FaceTime, tornada viral em apenas algumas semanas. Agora, a Apple explica que o facto de já estar alerta permitiu responder à falha com um processo de segurança melhorado.

Apesar de tudo, são várias as questões que se mantêm por clarificar relativas a este caso. Por exemplo, a Apple não esclarece se a falha detetada surgiu do lado dos servidores que dão suporte ao serviço. Do mesmo modo, está ainda por perceber se a falha terá que ser resolvida através de uma atualização para o Apple Watch.

Via

Leia também

Ou veja mais notícias de Apple

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Amazon Music ganha terreno mas Spotify mantém liderança

Google revela no Twitter ideias para dispositivos com ecrã “foldable”

Seguinte