Inicio Android Android One vs Android Go: O que são?

Android One vs Android Go: O que são?

Embora algumas pessoas confundam o Android Go e o Android One, eles na realidade são diferentes. Nas próximas linhas explicamos as principais diferenças.

Android One

O Android One é uma versão pura do sistema operativo da Google para dispositivos móveis. As atualizações não são controladas pelos fabricantes de smartphones, mas sim pela própria Google. Isto significa que os dispositivos que utilizarem esta versão, vão receber todas as novidades e correções mais rapidamente.

Na prática, quem comprar um equipamento com o sistema operativo Android One vai receber um smartphone sem aplicações desnecessárias nem interfaces pesadas. Tudo é simples e funciona exatamente da forma como a Google pensou. Isto contribui logo à partida para que o funcionamento seja mais rápido.

Com o Android One, o seu telemóvel irá ter, pelo menos, dois anos de atualizações do sistema operativo. Se comprar agora um equipamento Android One, irá pelo menos receber o Android Q.

Leia tudo aqui sobre o Android One.

Android Go

O Android Go é no fundo o que o One era no passado, ou seja, uma iniciativa para fazer com que tudo corra melhor nos smartphones mais amigos da carteira. Na prática este sistema operativo foi desenvolvido para dispositivos que só têm até 1GB de memória.

Logo à partida tem três diferenças principais para a edição standard do Android Oreo. Um sistema operativo simplificado, aplicações standard otimizadas e uma versão especial da Play Store que destaca especialmente as aplicações leves.

A Go Edition funciona de forma mais rápida no hardware mais fraco, com um desempenho 15% superior. Também obtém 2x mais capacidade de armazenamento, pois o sistema operativo e as aplicações integradas ocupam 50% menos espaço. Existe também uma funcionalidade de poupança de dados incorporada nas aplicações, sendo que o utilizador consegue controlar o consumo de dados em segundo plano.

As aplicações pré-instaladas da Google foram redesenhadas especificamente para a Go Edition. Deste modo, inclui o Google Go, Google Assistant Go, YouTube Go, Google Maps Go, Gmail Go, Gboard, Google Play, Chrome e a nova aplicação Files Go do Google.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Finalmente! Windows 10: problema no upgrade foi resolvido!

A Microsoft já está a disponibilizar uma atualização opcional que resolve um problema relacionado com os upgrades. O Windows 10 sempre ofereceu vários métodos...

Bomba! Se comprou um Galaxy S20 FE temos excelentes notícias!

A Samsung está realmente a dar tudo! É que para além de lançar excelentes equipamentos, tanto ao nível dos topos de gama, como dos...

Surpresa! Já pode colocar uma câmara no seu Apple Watch!

O mundo está cheio de acessórios para os mais diversos fins. Uns são mais comuns. Outros são bastante interessantes. É neste grupo que coloco...

Sony SRS-LSR200 – Um altifalante prático que ajuda na audição da sua TV

Ao longo dos anos, a Sony já nos habituou à qualidade dos seus equipamentos. Afinal de contas, um equipamento áudio desta fabricante traz consigo...

Samsung: é o fim para alguns smartwatches em 2021! Veja a lista

Para muitos os smartwatches são companheiros inseparáveis. De facto são muito úteis e normalmente ficam com os utilizadores durante bastante tempo. Mudamos mais vezes...