Ficou numa foto com os olhos fechados? O Facebook resolve!


Por em

Como já deve saber, o Facebook fará tudo o que estiver ao seu alcance para o motivar a partilhar mais conteúdo! Aparentemente, até está disposto a usar inteligência artificial para corrigir fotos em que acidentalmente tenha fechado os olhos!

Isto porque, num projecto de investigação publicado esta semana, dois engenheiros do Facebook descreveram um método que utiliza aprendizagem de máquina para perceber como retocar os olhos fechados nas fotos!

Este método ainda não passa de um estudo, e por enquanto, ainda não existe qualquer garantia que a rede social irá implementar isto nos seus serviços… No entanto, parece bem provável!

Como o estudo menciona, já existem várias ferramentas online para remover olhos vermelhos e retocar as olheiras! Por isso, porque não uma ferramenta para corrigir um piscar de olhos acidental?

O sistema funciona ao usar um método de aprendizagem máquina chamado de ‘GAN’ – Generativo Adversarial Network. Uma técnica que se tem provado eficiente em trabalhos de imagem, e até já foi testada na criação de celebridades falsas, mudar o ambiente em vídeos, ou até para desenhar roupas.

Em suma, corrigir olhos fechados numa foto, é canja para este sistema! O poder da IA!

Facebook IA

Para que o sistema consiga realmente editar uma foto, primeiro tem de perceber como são os olhos do utilizador.

Ou seja, tem de ser treinado com fotos em que a pessoa não tenha os olhos fechados. A partir disto, o software tira uma ideia dos olhos, e ao correlacionar com as imagens com os olhos fechados, consegue chegar a um meio termo, que lhe permitirá corrigir qualquer foto com os olhos fechados.

Por enquanto ainda não é uma solução perfeita, pois o sistema tem dificuldades em alguns casos como o uso de óculos, etc. Mas quando funciona, funciona mesmo a sério! Criando imagens realísticas, chegando ao ponto de a pessoa se questionar se fechou mesmo os olhos naquela foto.

Isto parece tudo muito bonito, mas provavelmente irá criar problemas à sociedade… Pois será cada vez mais fácil falsificar um ‘look’. Faz-me lembrar a mítica frase do filme ‘Spiderman’… “With great power, comes great responsibility!”

Leia também

Ou veja mais notícias de Especiais

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Criminoso rouba 30 milhões de moeda virtual

Descontos Steam – As melhores promoções do segundo dia!

Seguinte