Mas afinal o que é o ‘Google Android One’ ?

Existem tantas versões do Android que chegando a um certo ponto pode até ser confuso para algumas pessoas, ainda por cima com os nomes que a Google por vezes dá em homenagem a doces em vez de simples números.

Por exemplo, a versão mais recente do sistema operativo da Google é a 8.1 ‘Oreo’, mas provavelmente já ouviu falar de uma outra versão, mais leve e eficiente chamada ‘Android One’… Mas afinal o que é isto e porque tem um nome diferente ?

O que é o Android One ?

Google Android One

O Android One é uma versão pensada para utilizadores de mercados emergentes que nunca tinham tido grande contacto com smartphones. Aparelhos com esta versão do sistema operativo da Google são basicamente telemóveis Android ‘stock’ feitos por fabricantes OEM. Em paralelo é ideal para os equipamentos mais antigos e mais modestos.

Com este programa, a Google basicamente garante que estes telemóveis têm uma versão do popular sistema operativo sólida e estável, sem aplicações ou serviços inúteis, ou seja, sem bloatware !

Os primeiros telemóveis Android One foram aparecendo em países emergentes, preenchendo o segmento de mercado de gama baixa, mas desde aí as coisas já evoluíram bastante, com alguns terminais a oferecer agora características bastante interessantes.

O mais importante a reter aqui é que telemóveis Android One chegam às nossas mãos sem tudo aquilo que os fabricantes adoram meter, nada de skins, nada de aplicações duplicadas, nem serviços ou assistentes inúteis, apenas um telemóvel rápido e funcional!

O Android One é descrito pela Google como a “Forma mais pura do Android“, e com ele “Assim que tirar o telemóvel da caixa irá experiênciar a Melhor versão do Android“.

Ou seja, basicamente é um Android ‘Stock’ com aplicações e serviços Google, oferecendo todas as funcionalidades básicas do sistema operativo, um pouco aquilo que o programa ‘Nexus’ oferecia, mas agora a Google nem precisa de se preocupar com a produção dos aparelhos.

Google Android One

Irá ter acesso a aplicações como Google Duo, Youtube, Google Maps, etc… Ou seja, todos os serviços da gigante da pesquisa.

Além disso, os telemóveis Android One também incluem o Google Play Protect, que garante que as suas aplicações estão seguras e a comportar-se como devem.

Os telemóveis Android One estão optimizados para o uso do Assistente da Google, de modo que possa usar este ajudante, para mandar uma mensagem, para perguntar como irá estar o tempo durante o dia, etc.

É um serviço bastante poderoso que está em constante evolução, provavelmente até irá conseguir tirar cafés dentro de muito pouco tempo, ou pelo menos fazer a encomenda das suas cápsulas por si 😛

Com o Android One, o seu telemóvel irá ter pelo menos dois anos de actualizações de sistema operativo. Se comprar agora um Android One com a versão Oreo, irá pelo menos receber o Android Q.

Outra vantagem é que não irá precisar de esperar que o fabricante do seu smartphone lance a actualização, visto que é quase tudo feito pela Google. Neste tipo de aparelhos, os fabricantes não mexem no software, o que torna as coisas bastante mais fáceis para a Google, além disto irá ter pelo menos três anos de actualizações de segurança mensais.

Este sistema operativo também oferece suporte ao hardware incluído pelos fabricantes dos aparelhos.

Por exemplo, a HTC decidiu equipar o seu U11 com um corpo que responde à compressão feita pela mão, o ‘One’ já suporta isto nativamente! Também poderá encontrar as aplicações de câmera do fabricante, visto que estes não precisam de usar a aplicação básica incluída no ‘One’.

Que aparelhos já existem no mercado com este Sistema Operativo ?

A Google tem uma lista actualizada no seu site, mas podemos falar aqui de alguns.

A lista inclui:

  • Moto X4
  • Xiaomi M1
  • Xiaomi Mi A1
  • HTC U11 Life
  • Nokia 8 Sirocco
  • Nokia 7 Plus
  • Y Mobile X1
  • Y Mobile S2
  • General Mobile S2
  • General Mobile GM6
  • General Mobile GM5
  • General Mobile GM5 Plus.

Cada vez mais aparelhos estão a ser anunciados, por isso fique atento às novas ofertas e linha existente, se quiser ter uma experiência Android Pura, sem nada a complicar.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário