AMD “Sienna”? A placa gráfica ‘Big Navi’ tem um nome novo

Andamos a ouvir falar de uma super placa gráfica da AMD desde 2019, baseada num GPU ‘Big Navi’, capaz de oferecer tudo aquilo que a mais recente arquitetura da fabricante tem para oferecer. Dito isto, depois de muitos meses de espera, parece que há novidades, visto que alguns Linux Kernel patches trazem uma nova referência bastante interessante. O que claro está, pode ser sinal que algo está prestes a acontecer.



AMD “Sienna”? A placa gráfica ‘Big Navi’ tem um nome novo

AMD Sienna

Portanto, apareceram referências acerca de um GPU AMD “Sienna Cichlid”, que o ‘leaker’ Phoronix acredita ser o tão esperado GPU “Big Navi”. Dito isto, sim, estamos quase de certeza a falar de um GPU, visto que o patch inclui código para encoding de vídeo (RDNA 2 Media Engine), bem como código DCN3 (RDNA 2 Display Engine).

Por isso, é possível que este nome de código sirva para referenciar o GPU mais apetrechado da nova arquitetura RDNA 2! Uma autêntica ‘besta’ armada com 80 unidades de computação (5120 processadores stream), Radeon Intersection Engines (ray-tracing em tempo real), etc…

Sim, o nome é estranho, mas a verdade é que a AMD adora utilizar nomes de código ‘estranhos’ para identificar fugas de informação dentro da empresa.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte


AMD vs Intel: Quando é que o número de núcleos faz a diferença?

No mercado atual de processadores, temos uma autêntica (e muito interessante) guerra entre o que a Intel oferece contra aquilo que a AMD oferece no mercado dos computadores Desktop… E ainda bem! Visto que durante muitos anos, tivemos a Intel sozinha no topo do poleiro com o monopólio do mercado de processadores x86.

Dito isto, o que não falta na Internet são comparações entre processadores como o Ryzen 9 3900X (12 núcleos e 24 threads) e o novo Intel Core i9-10900K (10 núcleos e 20 threads), ou os mais baratos Ryzen 5 3600X com o Intel Core i5-10600K ambos com 6 núcleos e 12 threads.

Pois bem, como deve saber, a AMD ganha quase sempre no multithreading, enquanto a Intel ganha quase sempre no single-thread devido à sua vantagem no IPC (instruções por clock).

Leia o resto do artigo aqui.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub