Inicio Hardware AMD vs Intel: Quando é que o número de núcleos faz a...

AMD vs Intel: Quando é que o número de núcleos faz a diferença?

No mercado atual de processadores, temos uma autêntica (e muito interessante) guerra entre o que a Intel oferece contra aquilo que a AMD oferece no mercado dos computadores Desktop… E ainda bem! Visto que durante muitos anos, tivemos a Intel sozinha no topo do poleiro com o monopólio do mercado de processadores x86.

Dito isto, o que não falta na Internet são comparações entre processadores como o Ryzen 9 3900X (12 núcleos e 24 threads) e o novo Intel Core i9-10900K (10 núcleos e 20 threads), ou os mais baratos Ryzen 5 3600X com o Intel Core i5-10600K ambos com 6 núcleos e 12 threads.

Pois bem, como deve saber, a AMD ganha quase sempre no multithreading, enquanto a Intel ganha quase sempre no single-thread devido à sua vantagem no IPC (instruções por clock).



No entanto, quando é que realmente precisamos de mais núcleos/threads? Será que ter mais performance por cada núcleo é melhor?

vs Intel:

Afinal de contas, a Intel costuma ficar à frente da Intel no mundo dos jogos, devido ao facto dos developers ainda terem alguma dificuldades em dividir tarefas por um grande número de núcleos, e o que claro está, faz com que alguns jogos brilhem mais no mundo da Intel.

Em suma… Quando é que usa mais núcleos ou threads na vida real? Bem… A toda a hora! Aplicações diferentes irão funcionar em núcleos diferentes. Por isso, só com o facto de utilizar várias aplicações ao mesmo tempo, já está a usar vários núcleos do seu processador. Contudo, neste caso, isto não significa que estes programas sejam executados mais rapidamente. Ora leia este exemplo:

Vamos imaginar que temos de ir comprar 10 sacos de cimento. Se por acaso apenas tiver um carro pequeno à sua disposição, com espaço para apenas 2 sacos, vai ter de ir à loja 5 vezes. No entanto, se tiver um carro maior com espaço para 10 sacos, apenas precisa de ir uma vez, mas essa única vez poderá demorar mais tempo que uma viagem do carro mais pequeno.

Levando isto ao extremo, também pode comprar um camião gigante que consegue levar 2000 sacos de uma só vez! Mas como apenas precisa de comprar 10 sacos, não irá ganhar nada com isto. Aliás, até pode acabar por tornar toda a tarefa mais lenta, devido à falta de velocidade e manobrabilidade do camião em causa.

Em suma, a questão é, quando é que preciso do número de núcleos e threads mais alto?

vs Intel:

Esta é uma pergunta difícil de responder, mas facilmente podemos dizer que se por ventura trabalhar com programas de renderização, virtualização, etc… Os Ryzen da AMD vão sempre, ou quase sempre, oferecer a melhor performance. Visto serem tarefas que gostam de ter mais núcleos e threads à sua disposição.

Entretanto, no mundo dos jogos, apesar da AMD estar muito melhor na terceira geração de processadores Ryzen, a verdade é que a Intel continua a ganhar pelo simples facto dos jogos não escalonarem muito bem com o número de núcleos, e os Intel Core terem núcleos mais rápidos devido ao seu IPC.

Curiosamente, existem programas de edição de imagem e vídeo como o Photoshop da Adobe, que por alguma razão continuam a preferir os produtos da Intel. Em suma, é boa ideia perceber qual é o seu caso de uso, e posteriormente decidir pela plataforma indicada para o que irá fazer na sua máquina.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Drone mostra novo sistema de condução da Tesla a funcionar!

Chegou um novo vídeo à Internet filmado por um Drone que revela o novo sistema de condução da Tesla a funcionar. Apesar de ainda...

Google Play Store: tem alguma destas 30 aplicações! Apague já!

As ameaças por vezes conseguem entrar na Play Store. No entanto, por muito rápida que a Google seja a removê-las elas são descarregadas para...

(Última hora) Começou a corrida ao papel higiénico e enlatados!

O COVID-19 entrou numa nova fase de descontrolo, o que por sua vez obrigou o nosso governo a implementar algumas medidas mais pesadas para...

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a...

Android: Telegram acaba de receber muitas novidades!

A conhecida aplicação de mensagens Telegram é sem dúvida uma das maiores concorrentes do WhatsApp. Dito isto anunciou novidades para utilizadores Android. Ainda por...