Windows: ATENÇÃO esta versão chega ao fim já no próximo mês!

A Microsoft tem vindo a lançar alertas para a chegada ao fim de vida de uma versão do Windows 10 que muitas pessoas estão a utilizar. No entanto, ainda nem todos tiveram vontade de fazer o update. Mas atenção, é algo muito importante. É que no final de Maio de 2021 é o fim de vida para o Windows 10 versão 1909, também conhecido como update de Novembro de 2019.

Windows: ATENÇÃO esta versão chega ao fim já no próximo mês!

Seja como for se ainda está a correr o Windows 10 versão 1909, 1903 ou outra mais antiga, já deve ter dado conta de uma nova mensagem no ambiente de trabalho. Revela que a versão do Windows 10 vai deixar de ser suportada em breve.

Windows versão

De acordo com a Microsoft, o suporte para o Windows 10 versão 1909 termina a 11 de Maio de 2021. Assim e faltando pouco tempo os avisos são mais frequentes.

A mensagem que vai aparecendo e que fala do update para uma versão mais recente pode ser escondida. No entanto, vai voltar a aparecer enquanto não atualizar.

Windows versão

Quando isto acontece há duas situações. Ou as pessoas podem fazer o update e têm mesmo de o fazer, ou então ainda não podem e são informadas sobre isso. É que durante um tempo o update de Maio de 2020 e de Outubro estiveram bloqueados. Agora já estão disponíveis para quase todos. Ainda assim há máquinas que não têm direito. Se for esse o maso a Microsoft avisa. Refere que o Windows 2020 está a caminho e quando o PC estiver pronto para o receber ele será disponibilizado como refere o site Windows Latest.

Entretanto saiba que se não vir a opção para instalar o update, ou se estiver a ter dificuldades em fazê-lo pode sempre fazer o processo de forma manual.

Quer dar uma nova vida ao seu PC e começar tudo do zero com uma nova versão? Talvez seja boa ideia e não é assim tão complicado de o fazer. 

Neste caso a primeira coisa que terá de fazer é descarregar a versão completa do sistema operativo.

Lembro que uma imagem ISO é uma cópia setor a setor do DVD do Windows disponibilizada num único ficheiro. O tal ISO. Dito isto, é possível gravar esse ficheiro ISO para outro DVD, criar um pen drive de arranque ou extrair os ficheiros com um aplicação como o 7-Zip.

Windows versão

As imagens ISO são úteis, pois permitem a criação de uma imagem segura e fidedigna do Windows 10. Para além disso e se for mais especialista nestas andanças também pode usá-las para criar máquinas virtuais do Windows 10 usando Hyper-V, VirtualBox ou VMware.

A Microsoft recomenda usar a ferramenta de criação de multimédia do Windows 10 (MCT) para descarregar a imagem ISO mais recente ou criar uma pendrive. Mas há outro método, sendo que vamos falar dos dois.

Utilizar a Media Creation Tool para criar uma imagem

Em primeiro lugar visite esta página e carregue onde diz Faça o download da ferramenta agora.

Depois o ficheiro MediaCreationTool20H2 será descarregado. Quando o processo estiver concluído execute-o.

Assim que executar a aplicação terá de aguardar um pouco enquanto são feitos alguns ajustes.

Windows versão

Depois na próxima janela clique em aceitar

Windows versão

Depois vai surgir uma nova janela a dizer a preparar algumas coisas. Terá de aguardar um pouco.

Na nova janela que surgir deve escolher a opção Criar suporte de dados de instalação como mostra a imagem abaixo.

Windows versão

Agora na próxima janela há algumas opções a fazer ou então não. Se está a criar uma versão do Windows 10 para o seu PC então não mexa em nada e clique em Seguinte. Se por outro lado quer ajudar um amigo com problemas e necessita de outra arquitetura ou edição deverá tirar o visto de Utilize as opções recomendadas para este PC. Logo a seguir pode indicar o idioma, edição e arquitetura.

Windows versão

Logo a seguir será questionado sobre o que quer fazer. O objetivo deste tutorial é dizer-lhe como pode descarregar uma imagem ISO. Assim logicamente deveria escolher a opção Ficheiro ISO. No entanto se tiver aflito e necessitar mesmo de criar já um Pen drive de arranque escolha a primeira opção.

Windows versão

E pronto agora o Windows 10 será descarregado e no final vai obter ou a imagem ISO numa pasta ou a pendrive.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também