Atenção: se tem esta versão do Windows 10 vai ficar sem ela!

Acredite que o compreendo perfeitamente se tem medo de fazer updates. Principalmente com o que se passou com os últimos. É que tem havido uma tendência para, numa tentativa de se corrigir algumas falhas, criar outras situações muito chatas. No entanto, os updates também são importantes para fechar as portas a quem nos possa querer mal e tenha como principal objetivo atacar o nosso sistema. Para além disso e quando tudo corre bem as atualizações melhoram o funcionamento do sistema. Mas afinal qual a versão do Windows 10 que vai dizer adeus?

Atenção: se tem esta versão do Windows 10 vai ficar sem ela!

Seja como for se ainda está a correr o Windows 10 versão 1909, 1903 ou outra mais antiga, já deve ter dado conta de uma nova mensagem no ambiente de trabalho. Revela que a versão do Windows 10 vai deixar de ser suportada em breve.

De acordo com a Microsoft, o suporte para o Windows 10 versão 1909 termina a 11 de Maio de 2021. Assim e faltando pouco tempo os avisos vão ser cada vez mais frequentes.

A mensagem que vai aparecendo e que fala do update para uma versão mais recente pode ser escondida. No entanto, vai voltar a aparecer enquanto não atualizar.

Quando isto acontece há duas situações. Ou as pessoas podem fazer o update e têm mesmo de o fazer, ou então ainda não podem e são informadas sobre isso. É que durante um tempo o update de Maio de 2020 e de Outubro estiveram bloqueados. Agora já estão disponíveis para quase todos. Ainda assim há máquinas que não têm direito. Se for esse o maso a Microsoft avisa. Refere que o Windows 2020 está a caminho e quando o PC estiver pronto para o receber ele será disponibilizado como refere o site Windows Latest.

Entretanto saiba que se não vir a opção para instalar o update, ou se estiver a ter dificuldades em fazê-lo pode sempre fazer o processo de forma manual.

Se quer dar uma bela limpeza ao seu PC e começar tudo do zero, pode descarregar a última versão e instalar tudo de raíz. Vamos explicar-lhe como fazer.

Neste caso a primeira coisa que terá de fazer é descarregar a versão completa do sistema operativo.

Lembro que uma imagem ISO é uma cópia setor a setor do DVD do Windows disponibilizada num único ficheiro. O tal ISO. Dito isto, é possível gravar esse ficheiro ISO para outro DVD, criar um pen drive de arranque ou extrair os ficheiros com um aplicação como o 7-Zip.

As imagens ISO são úteis, pois permitem a criação de uma imagem segura e fidedigna do Windows 10. Para além disso e se for mais especialista nestas andanças também pode usá-las para criar máquinas virtuais do Windows 10 usando Hyper-V, VirtualBox ou VMware.

A Microsoft recomenda usar a ferramenta de criação de multimédia do Windows 10 (MCT) para descarregar a imagem ISO mais recente ou criar uma pendrive. Mas há outro método, sendo que vamos falar dos dois.

Utilizar a Media Creation Tool para criar uma imagem

Em primeiro lugar visite esta página e carregue onde diz Faça o download da ferramenta agora.

Depois o ficheiro MediaCreationTool20H2 será descarregado. Quando o processo estiver concluído execute-o.

Assim que executar a aplicação terá de aguardar um pouco enquanto são feitos alguns ajustes.

como descarregar Windows 10

Depois na próxima janela clique em aceitar

como descarregar Windows 10

Depois vai surgir uma nova janela a dizer a preparar algumas coisas. Terá de aguardar um pouco.

Na nova janela que surgir deve escolher a opção Criar suporte de dados de instalação como mostra a imagem abaixo.

como descarregar Windows 10

Agora na próxima janela há algumas opções a fazer ou então não. Se está a criar uma versão do Windows 10 para o seu PC então não mexa em nada e clique em Seguinte. Se por outro lado quer ajudar um amigo com problemas e necessita de outra arquitetura ou edição deverá tirar o visto de Utilize as opções recomendadas para este PC. Logo a seguir pode indicar o idioma, edição e arquitetura.

Logo a seguir será questionado sobre o que quer fazer. O objetivo deste tutorial é dizer-lhe como pode descarregar uma imagem ISO. Assim logicamente deveria escolher a opção Ficheiro ISO. No entanto se tiver aflito e necessitar mesmo de criar já um Pen drive de arranque escolha a primeira opção.

E pronto agora o Windows 10 será descarregado e no final vai obter ou a imagem ISO numa pasta ou a pendrive.

Fazer o download diretamente a partir do site da Microsoft

Existe um truque para que possa fazer o download direto a partir do site da Microsoft. De certeza que já reparou que quando vai à página de downloads disponível aqui apenas pode atualizar através do Windows Update ou descarregar com a ferramenta que referimos acima. No entanto há um truque para isto. Tudo para que tenha acesso ao ISO diretamente através da página Microsoft.

Visite esta página através de qualquer browser baseado no motor Chromium como o Chorme ou o novo Microsoft Edge. Clique na página com o botão direito do rato e escolha a opção inspecionar.

Agora e quando já aparecer por baixo ou de lado as ferramentas de programador utilize a combinação de teclas Ctrl Shift M. Aí vai começar a ver a página como se estivesse num dispositivo móvel. Faça F5 e nesse momento já vai conseguir aceder ao download do ISO.

Escolha a edição e indique depois se quer descarregar a versão de 32 ou 64 bits. Depois é só descarregar e já está.

A seguir instale o Windows e o segredo aqui é que o pode instalar sem ativar. Escolha a opção Ativar mais tarde e utilize o sistema operativo a seu belo prazer. O único problema que terá é que algumas opções de personalização não estão disponíveis.

Pode ler mais sobre isto aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Maps: atenção navegação por voz parece assombrada!

O Google Maps é sem dúvida uma excelente aplicação de navegação. Funciona muito bem e vai ficar ainda melhor graças a muitas novidades que...

Samsung “apanhada” nos SSDs? Resposta? Baixa de preços!

Com a disseminação do armazenamento PCIe 4.0, na forma de muitos (e bons) SSDs NVMe, os antigos mas ainda muito rápidos e fiáveis SSDs...

Windows 10 volta a desgraçar as impressoras! E agora?

Parece mentira mas não é. Os updates da Microsoft voltaram a fazer das suas. Quando tudo parecia calmo e os problemas resolvidos, eis que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!