Sempre que é lançada uma nova versão do Windows 10, a Microsoft também disponibiliza imagens ISO do sistema operativo. Podem ser muito úteis para realizar instalações limpas ou criar um ambiente de recuperação. Se algo correr mal com o nosso PC, passa a haver solução. Neste artigo vamos explicar como descarregar as imagens ISO do Windows 10 de duas formas diferentes.
Windows 10: como descarregar agora a versão completa!
Lembro que uma imagem ISO é uma cópia setor a setor do DVD do Windows disponibilizada num único ficheiro. O tal ISO. Dito isto, é possÃvel gravar esse ficheiro ISO para outro DVD, criar um pen drive de arranque ou extrair os ficheiros com um aplicação como o 7-Zip.
As imagens ISO são úteis, pois permitem a criação de uma imagem segura e fidedigna do Windows 10. Para além disso e se for mais especialista nestas andanças também pode usá-las para criar máquinas virtuais do Windows 10 usando Hyper-V, VirtualBox ou VMware.
A Microsoft recomenda usar a ferramenta de criação de multimédia do Windows 10 (MCT) para descarregar a imagem ISO mais recente ou criar uma pendrive. Mas há outro método, sendo que vamos falar dos dois.
Utilizar a Media Creation Tool para criar uma imagem do Windows 10
Em primeiro lugar visite esta página e carregue onde diz Faça o download da ferramenta agora.
Depois o ficheiro MediaCreationTool20H2 será descarregado. Quando o processo estiver concluÃdo execute-o.
Assim que executar a aplicação terá de aguardar um pouco enquanto são feitos alguns ajustes.
Depois na próxima janela clique em aceitar
Depois vai surgir uma nova janela a dizer a preparar algumas coisas. Terá de aguardar um pouco.
Na nova janela que surgir deve escolher a opção Criar suporte de dados de instalação como mostra a imagem abaixo.
Agora na próxima janela há algumas opções a fazer ou então não. Se está a criar uma versão do Windows 10 para o seu PC então não mexa em nada e clique em Seguinte. Se por outro lado quer ajudar um amigo com problemas e necessita de outra arquitetura ou edição deverá tirar o visto de Utilize as opções recomendadas para este PC. Logo a seguir pode indicar o idioma, edição e arquitetura.
Logo a seguir será questionado sobre o que quer fazer. O objetivo deste tutorial é dizer-lhe como pode descarregar uma imagem ISO. Assim logicamente deveria escolher a opção Ficheiro ISO. No entanto se tiver aflito e necessitar mesmo de criar já um Pen drive de arranque escolha a primeira opção.
E pronto agora o Windows 10 será descarregado e no final vai obter ou a imagem ISO numa pasta ou a pendrive.
Fazer o download diretamente a partir do site da Microsoft
Existe um truque para que possa fazer o download direto a partir do site da Microsoft. De certeza que já reparou que quando vai à página de downloads disponÃvel aqui apenas pode atualizar através do Windows Update ou descarregar com a ferramenta que referimos acima. No entanto há um truque para isto. Tudo para que tenha acesso ao ISO diretamente através da página Microsoft.
Visite esta página através de qualquer browser baseado no motor Chromium como o Chorme ou o novo Microsoft Edge. Clique na página com o botão direito do rato e escolha a opção inspecionar.
Agora e quando já aparecer por baixo ou de lado as ferramentas de programador utilize a combinação de teclas Ctrl Shift M. Aà vai começar a ver a página como se estivesse num dispositivo móvel. Faça F5 e nesse momento já vai conseguir aceder ao download do ISO.
Escolha a edição e indique depois se quer descarregar a versão de 32 ou 64 bits. Depois é só descarregar e já está.
Instalei o Windows 10 com uma chave válida, vou poder fazer update para o Windows 11?
A partir do outono deste ano, os proprietários do Windows 10 podem realizar o upgrade para o Windows 11 através do Windows Update sem custos, desde que tenham uma cópia genuÃna do sistema operativo da Microsoft.
A Microsoft vai oferecer os mesmos métodos do Windows 10 para descarregar o Windows 11, incluindo o download das atualizações através de várias fontes. Ainda este ano, os consumidores podem descarregá-lo através do Windows Update.
A Microsoft também está a trabalhar numa ferramenta que vai ajudar a verificar a compatibilidade com o Windows 11.
Assim a Microsoft está basicamente a continuar a estratégia de fornecer o “Windows como um serviço”. Isto significa que as atualizações frequentes serão lançadas gratuitamente para o sistema operativo. Pode atualizar o hardware existente desde que cumpra os requisitos básicos.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!