O Windows 11 vai ter direito a muitas novidades em 2022 e algumas delas até já estão a chegar ao canal de desenvolvimento que é sobretudo dirigido a testers. Ora a Microsoft disponibilizou recentemente o Windows 11 Build 22509 com melhorias para o menu Iniciar, barra de tarefas e mudanças no painel de controlo. Para além disso, a nova build do Windows 11 inclui o WinUI e outras mudanças de design para várias páginas. No entanto, o antigo painel de controlo ainda está presente no sistema operativo juntamente com as definições, apesar de existirem algumas alterações. Ainda assim, o painel foi atualizado com cantos redondos para se adaptar ao aspeto do Windows 11 e outros pormenores desapareceram mesmo. O mesmo com os Ãcones que também foram modificados. É o final para algumas secções históricas do sistema operativo e que estão presentes há varios anos.
Windows 11 Build 22509 mata algo histórico no sistema operativo
Seja como for o objetivo é mudar-se tudo e existe uma estratégia a longo prazo de passar todos os pormenores do sistema operativo para o novo design do Windows 11. No entanto, isto nem é uma coisa que começou agora.
De facto, esta estratégia teve inÃcio quando a Microsoft começou a redireccionar a configuração e as informações de sistema do Painel de Controlo para as definições. Esta transição continua passo a passo e muitas das opções avançadas ainda não foram migradas. O Windows 11 Build 22509 ou a versão 22H2 é mais um passo neste sentido. Dito isto, podemos encontrar as definições avançadas de partilha numa nova página na app de definições do Windows.
Também temos melhorias na página de Impressoras e Digitalizadores. Deste modo, mostra agora mais informações úteis e que nos podem ajudar a resolver eventuais problemas.
Estas podem não ser grandes modificações. Ainda assim são necessárias para acabar por completo com o Painel de Controlo.
A grande questão é que a Microsoft considera e muito bem que o Painel de Controlo e a app de Definições duplicam muitas funções e podem ser confusas para novos utilizadores.
Este trabalho não começou no Windows 11 e já tÃnhamos visto algumas mudanças no Windows 10, sobretudo nas versões maios recentes.