Windows 11 Alpha: atenção tenha muito cuidado com isto!

A internet está cheia de esquemas e este é mais um muito perigoso que está a atacar os utilizadores do Windows 10. O isco é simples. Faz-se passar por um documento que supostamente foi criado no Windows 11 Alpha. Assim as pessoas necessitam de fazer algumas coisas para o abrir. É aqui que as coisas se complicam. É que se fizermos o que pedem estamos a oferecer o controlo total da nossa máquina e isso é algo que ninguém quer.

Windows 11 Alpha: atenção tenha muito cuidado com isto!

Assim com o lançamento muito próximo do Windows 11 é normal que surjam algumas ameaças que se aproveitam deste facto.

Dito isto, estão a chegar emails com o que parecem ser documentos importantes. A questão é que as pessoas tentam abri-los e nada. Entretanto, há umas instruções que os acompanham e que nos parecem salvar a vida. O problema é que fazem o oposto.

Windows 11 Alpha

De facto, as instruções no documento foram criadas para levar as pessoas a desativarem as funcionalidades de segurança. Na prática dizem que é para tornar o documento gerado no Windows 11 Alpha compatível com o Windows 10. A questão é que fazem o oposto.

Na realidade, desativam as proteções e permitem a execução de macros que descarregam um pacote javascript que permite aos atacantes apoderarem-se do computador.

A empresa de segurança Anomali analisou este ataque à lupa e mais especificamente seis samples diferentes.

O site Bleeping Computer afirmou que este ataque está a fazer vítimas entre utilizadores finais e empresas. No entanto, os grandes visados são mesmo as empresas.

Este tipo de ataques podem ser realmente problemáticos, sobretudo para as organizações, não só pelas informações roubadas como pelas paragens a que obrigam com vista à resolução.

Entretanto no caso dos emails todo o cuidado é pouco. As ameaças estão cada vez mais sofisticadas e assim todos estão em perigo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados