Windows 10X está pronto para os portáteis mais modestos

Inicialmente falou-se muito deste sistema operativo. Depois passámos algum tempo sem noticias. Agora eis que ficámos a saber que o Windows 10X está finalmente pronto e deverá chegar aos portáteis já no próximo ano. Será sem dúvida interessante vermos como tudo se irá processar e a adesão.

Windows 10X está pronto para os portáteis mais modestos

Inicialmente, o Windows 10X deveria ser lançado com o Surface Neo, um dispositivo com dois ecrãs da Microsoft. No entanto, agora vai chegar aos equipamentos com um único ecrã mas com algumas limitações.

Windows 10X portáteis

A Microsoft finalizou internamente o Windows 10X com a Build 202XX. Os últimos dois dígitos devem mudar em breve. No entanto, só quem adquirir um novo dispositivo, é que vai conseguir experimentar o Windows 10 como refere o site Windows Latest.

As máquinas pré-carregadas com o Windows 10X vão chegar as lojas na primavera de 2021. Ou seja, entre Abril e Junho. Ou seja, até lá não vamos conseguir deitar a mão a este sistema operativo. Quer dizer, até podemos. No entanto, só criando uma imagem não oficial sem qualquer suporte por parte da Microsoft.

Para já o novo Windows 10X só está disponível para colaboradores da Microsoft. Entretanto ele vai começar a ser distribuído no próximo ano.

Uma vez que a versão final chega no próximo ano, a maioria das funcionalidades já conhecidas não vão sofrer quaisquer alterações. Isto significa que o 10X vem com um novo menu Iniciar sem mosaicos ao vivo, um novo centro de acção com foco nas notificações, atualizações mais rápidas entre outras coisas.

Windows 10X portáteis

O Windows 10X é uma versão mais leve do Windows “normal”. Dito isto, é baseado no Windows Core OS. Lembro que a versão atual do Windows 10X não tem suporte nativo para as aplicações tradicionais do Windows. No entanto isto deve ser possível via ligação remota.

Entretanto o Windows 10X não tem como objetivo substituir o Windows que temos nos nossos computadores. Dito isto, está especialmente otimizado para equipamentos com memória mais limitada. Isto para competir com o Chrome OS que está especialmente voltado para a educação.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também