Windows 10: três truques que não falham para acelerar o portátil!

O Verão está praticamente no fim. Assim chegou à altura do regresso às aulas para muitos e ao trabalho para outros. Ora com mais uma etapa a começar é importante garantirmos que temos o nosso portátil bem preparado para o que aí vem. Afinal de contas, um computador lento e com falhas pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Se este é o seu caso, ou simplesmente quer acelerar o seu portátil com Windows 10 então vamos falar-lhe de três truques que não falham!

Windows 10: três truques que não falham para acelerar o portátil!

Verifique as aplicações que são executadas no arranque

Muitas apps estão configuradas para arrancar quando liga o PC. O problema é que muitas delas podem deixar o PC mais lento. Assim é sempre boa ideia verificar se não há nada que possa estar a comprometer a velocidade.

Descobrir é simples. Em primeiro lugar recorra à combinação de teclas Crtl+Shift+Esc.

Nessa altura vai abrir o Gestor de Tarefas. Depois vá ao separador Arranque. Aí verá uma série de aplicações.

Windows 10 PC rápido

Se vir que há alguma app que não faz falta quando verificar esse separador pode desativar com facilidade. Basta dar um clique por cima da app e depois carregar em desativar. No meu caso, por exemplo, e como não preciso a toda a hora deles, desativei o Spotify, a Cortana e o Skype.

Entretanto a coluna impacto de arranque apareceu-me sem medição em todo o lado. No entanto se aparecesse médio ou algo superior seria isso que devíamos desativar.

Desativar aplicações desnecessárias em segundo plano pode deixar o PC com Windows 10 mais rápido

O Windows 10 tem muitas aplicações nativas a correrem em segundo plano. Muitas delas não são necessárias. Assim será boa ideia desativá-las. Para esse efeito vá ao menu Iniciar e escolha opção definições.

Windows 10 PC rápido

Agora carregue em privacidade.

Agora na nova janela e do lado esquerdo deslize até encontrar a opção aplicações em segundo plano. Aí pode desativar o que achar que está a mais. No entanto cuidado para não desativar coisas demais. Por exemplo, o Alarmes e Relógio é importante para algumas funções. Ainda assim, pode desativar, por exemplo, o XBOX Game Bar se não precisa, o visualizador 3D ou a Cortana. Pode experimentar. Atenção que se algo não estiver depois a funcionar bem, basta voltar aqui e ativar a execução em segundo plano.

Windows 10 PC rápido

Desativar os efeitos visuais do Windows 10 é uma boa forma de acelerar o portátil

Todas as animações do Windows são realmente interessantes. No entanto consomem muitos recursos. Assim alguns utilizadores que preferem desempenho a grafismos bonitos tendem a desativar esta opção. Num PC recente é algo que eventualmente não terá de fazer. Agora se está num portátil com alguns recursos mais limitados talvez não seja má ideia desativar.

para isso utilize a combinação de teclas Windows + R como pode ver na imagem abaixo.

Windows 10 PC rápido

Depois na janela de executar que aparecer escreva sysdm.cpl para abrir as propriedades do sistema. Depois carregue em Ok.

Entretanto vá ao separador avançadas e clique em Definições.

Agora na nova janela escolha Ajustar para o melhor desempenho. Depois clique em aplicar.

Windows 10 PC rápido

E pronto de uma forma simples conseguimos acelerar o nosso portátil com Windows 10 e estarmos preparados para o que aí vem.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!