Qualcomm está a perder força para a MediaTek!

À medida que a transição global para as redes 5G ganha algum ritmo, eis que a Qualcomm começa a demonstrar algumas fragilidades. Afinal de contas, tudo indica que com o ‘desaparecimento’ da Huawei no mundo da produção de chips, a MediaTek assumiu a oportunidade e apareceu em grande no mundo dos smartphones.

Entretanto, claro que esta tendência pode ser uma clara consequência da crise de chips que atualmente vivemos no mundo tecnológico, mas pode também não ser.

Qualcomm está a perder força para a MediaTek!

Qualcomm perder

Portanto, no passado mês de dezembro de 2020, a MediaTek ultrapassou a Qualcomm em termos de quota de mercado pela primeira vez no seu tempo de existência, ao equipar cerca de 100 milhões de equipamentos no terceiro trimestre do ano passado. Entretanto, na altura, no campo do 5G, a Qualcomm continuou a dominar com uma quota de 55%. No entanto, este valor está lentamente, mas seguramente, em queda.

Afinal de contas, segundo um novo estudo de mercado, a MediaTek está em crescimento em todos os mercados, contando agora com 43% da quota de mercado, segundo os dados do segundo trimestre do presente ano. Um crescimento muito interessante, face aos 35% do primeiro trimestre de 2021. Em comparação, a Qualcomm caiu dos 29% para 24%.

Como é que a MediaTek ultrapassou a rainha dos processadores Android?

Bem, o segredo parece estar na gama baixa e gama média. Especialmente quando falamos da conectividade 5G, isto ao mesmo tempo que também baixou os preços, de forma bastante agressiva, no 4G LTE.

A verdade é que a crise também teve o seu impacto, visto que a Qualcomm está a ter muita dificuldade na produção de chips, especialmente nos segmentos mais altos. (A Apple parece a única empresa focada no mobile, sem problemas de chips, de momento).

Em suma, a MediaTek sempre se focou muito em chips “qualidade/preço”, em mercados emergentes. Mas agora, o foco está a mudar, e até já existem planos para entrar em mercados gigantescos como o Americano. Para isso, a MediaTek também tem planos para começar a produzir SoCs de 4nm nas linhas da TSMC! O que poderá ser uma jogada de mestre, se a performance e eficiência energética estiver presente.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Compras de Natal? O melhor é começar já a despachar a lista!

Desde o fim do ano de 2020, que temos levado com uma gigantesca (e sem precedentes) crise de produção de componentes essenciais, como são...

Google: se receber este aviso no Gmail pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Microsoft Edge 94 já está disponível! Atualize agora mesmo!

A versão 94 do Microsoft Edge já chegou ao chamado "canal estável". A atualização marca a transição de um ciclo de seis semanas para...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!