Google Maps e Waze: alertas de radares e polícia vão acabar!?

Muitas pessoas contam com o Google Maps, mas sobretudo com o Waze, para saberem onde estão os radares e a polícia. Isto é uma coisa normal e ajuda a que não se ande tanto com o pé no acelerador. No entanto isto pode acabar em breve e a pressão das autoridades não é propriamente pela caça à multa mas pelos perigos que os alertas e os radares podem trazer, tanto no Google Maps como no Waze!

Google Maps e Waze: alertas de radares e polícia vão acabar!?

Tanto o Google Maps como o Waze permitem o envio de ocorrências durante os trajetos. O Waze, por exemplo, torna possível assinalar uma grande quantidade de fatores, nomeadamente trânsito, polícia, acidente, perigos na estrada e muito mais. Embora a maioria sejam muito úteis, os alertas de radares e polícia podem causar muitos problemas como sugerem dois investigadores.

Google Maps radares

Estas funcionalidades que permitem alertar condutores podem ter um efeito nefasto e até se recomenda a sua desativação. De facto, se isto não acontecer as autoridades podem intervir em breve. Assim obrigar a que estas funções desapareçam a nível mundial como referem os investigadores Dr Oscar Oviedo-Trespalacios e o Professor Barry Watson.

Estes investigadores explicam que as autoridades estão a começar a exercer pressão no sentido de acabar com estas funções e a razão não está relacionada de modo algum com a caça à multa.

waze radares

Quando surge uma notificação acerca de um radar ou da presença da polícia os utilizadores ficam distraídos durante alguns segundos para perceberem o que se passa e ficam a olhar para o ecrã. Isto é o suficiente para causar muitos acidentes! Para além disso, o facto de motivados por isto, outras pessoas utilizarem os aparelhos para reportarem a presença de polícia também causa distrações que podem ser fatais. É por isto que existe uma pressão crescente por parte das autoridades para se acabarem com os alertas de radares e da presença da polícia!

Mas há mais. Nas palavras dos investigadores, conhecer-se a presença dos radares e da polícia pode levar a um falso sentimento de segurança que dá origem a muitos problemas. Exemplo. Posso acelerar à vontade que não há nada nesta estrada. A questão é que este comportamento pode colocar muitas pessoas em risco.

As coisas ainda estão muito verdes neste campo, mas já estão a ser analisadas formas de mitigar estes problemas.

Tudo porque estes sistemas estão a colocar em causa os esforços das autoridades em controlarem o que se passa no trânsito e a garantirem a lei.

Não se sabe ao certo se para já a Google vai ceder a estes pressões. No entanto, uma coisa é certa. Se isto for em frente e as autoridades obrigarem ao fim da informação sobre os radares e a presença de polícia as apps não terão outra alternativa. Ou seja, terão mesmo de abandonar estas funções.

Isto levanta de facto muitas questões. De um lado aqueles que consideram que isto é para motivar uma eventual caça à multa. Do outro as pessoas que consideram que isto até faz sentido. De que lado está? Contem-nos tudo nos comentários.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Netflix falhou redondamente com este novo filme! Já viu?

É inegável o facto de que a Netflix é um verdadeiro poço de sucessos em todo o mundo. Afinal e contas, existem séries e...

Oppo Watch 2: afinal há uma versão que tem uma surpresa!

No ano passado a OPPO apresentou o primeiro smartwatch chamado Oppo Watch. Dito isto, este equipamento até teve direito a uma edição especial com...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!