Windows 10: Microsoft lança update de emergência! Atualize já

Isto tem sido uma confusão nos últimos dias com os updates. Primeiro a Microsoft lançou o update de Março com algumas correções de segurança e acabou por criar vários erros de ecrã azul nos utilizadores. Depois lançou uma correção para resolver o problema criado pela atualização. O problema é que corrigiu uma coisa e começou a causar outras. Agora e numa última tentativa de resolver o problema de vez acaba de lançar um update de emergência para o Windows 10.

Como instalar agora mesmo o update de emergência do Windows 10

Antes de passarmos às explicações vamos direto ao assunto. Se está a ter problemas tem de instalar o Windows 10 KB5001649 para a versão 20H2/2004 e há duas formas de o fazer.

A primeira é através do Windows Update. Assim, aceda ao Windows Update. Depois carregue em Atualizações Opcionais.

Windows 10 emergência

Na nova janela verá a atualização cumulativa para o Windows 10 com a designação KB5001649. É mesmo essa que tem de instalar.

Windows 10 emergência

Depois é só selecionar e depois carregar em transferir e instalar.

Entretanto há outra forma de instalar que é fazendo o download através deste link.

Deste modo vai ficar com os problemas resolvidos!

Mas afinal o que se está a passar?

Tudo começou no dia 10 de Março. O Windows 10 KB5000802 que é como quem diz o update de Março começou a criar muitos problemas aos utilizadores. De facto, vários tiveram erros de ecrã azul quanto usaram a impressora e também noutras ocasiões. O pior de tudo, como refere o site Windows Latest, é que este update (que até é de segurança) foi instalado de forma automática. Assim várias pessoas nem se aperceberam que a atualização tinha sido instalada. Ou seja, do nada começaram com erros sem motivo aparente. O pior de tudo é que isso as impediu de trabalhar e fazer outras coisas.

Entretanto a Microsoft lançou um update para corrigir isto. Mas ainda foi pior.  Hoje até elogiei a nova atualização porque fazia muito mais do que corrigir o problema da impressora como pode ler aqui. De facto, dá mais desempenho. A questão é que chega com outro brinde que não é assim tão simpático para o utilizador.

Windows 10 emergência

Que problema criava o update de correção?

Bem, não faz erros de ecrã azul mas faz outra coisa muito estranha. Se estiver a imprimir fotos, por exemplo, então só aparece parte das imagens. Já os documentos são impressos, mas se tiver algum gráfico, por exemplo, então ele não aparece.

Ou seja, agora os serviços de assistência técnica já não recebem chamadas a dizer que as pessoas estão a ter erros de ecrã azul. As queixas agora são: a impressora está a funcionar mal.

Curiosamente esta situação é a mesma que as pessoas tiveram o ano passado depois de terem instalado os updates de Junho que supostamente resolviam problemas de desempenho.

Felizmente com esta nova atualização KB5001649 tudo fica resolvido!

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Atenção Windows 11: há um novo problema que afeta a velocidade!

O Windows 11 teve direito a um novo update muito recentemente (Build 22000.282) que resolve vários bugs. Um deles afetava o desempenho do novo...

Afinal a série que vai derrotar Squid Game (Round 6) é outra!

A Netflix tem destas coisas. Quando achamos que uma série está a ganhar força e vai ultrapassar todas as outras eis que algo acontece...

Windows 11: PC sem suporte? Por enquanto, ainda não acontece

Como deve saber, uma das grandes diferenças no Windows 11, está nos requisitos mínimos de suporte à sua instalação, que deixam muitas máquinas teoricamente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!