Em Agosto, a Microsoft ativou os updates opcionais ao estilo do Windows 7 e tem vindo a fazer algumas alterações. Se anteriormente este tipo de atualizações, sobretudo ao nível dos drivers, era feito no gestor de dispositivos agora terá mesmo de ser realizado no próprio Windows Update. No entanto a grande notícia não é esta transição. É que a Microsoft alterou a forma como os drivers chegam às pessoas. Dito isto, é muito mais fácil vermos os drivers disponíveis para a nossa placa gráfica ou para qualquer outro componente de hardware no Windows 10.
Windows 10: há uma chuva de drivers a caminho!
Para além disso, a Microsoft está a adicionar cada vez controladores aos updates opcionais. De facto, um novo conjunto foi publciado este mês.
Dito isto, a partir de agora vamos começar a ver com regularidade novos drivers para mais componentes de hardware. Isto já está a acontecer com muitos componentes de áudio.
Por exemplo, os drivers feitos pela Realtek já podem ser encontrados na janela de updates opcionais do Windows 10, como pode ser visto na imagem abaixo:
Claro que o Windows 10 vai continuar a descarregar e a instalar os drivers mais importantes de forma automática e sem a sua permissão. No entanto, isto é sem dúvida uma boa notícia. Mas há um problema. É que as pessoas não conseguem perceber ao certo qual o melhor driver para os dispositivos que têm. Sobretudo quando aparecem vários. Na imagem de cima podemos ver uma mão cheia de controladores da Realtek.
De qualquer modo, o que recomendamos é sempre que descarreguem e instalem os novos drivers a partir do site do fabricante. Assim há sempre mais possibilidades de tudo correr bem.
A Microsoft tem mais uma cartada na manga
Algumas fontes revelaram ao site Windows Latest que a Microsoft quer otimizar a janela de updates opcionais. A ideia é melhorar a experiência, sobretudo para quem não está tão habituado a estas andanças.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!