Quer um Windows 10 mais estável? Então tem de ler isto!

Alguns utilizadores gostam de ser os primeiros a instalarem todos os updates da Microsoft. No entanto, o que parece uma boa ideia pode transformar-se numa ação péssima. Se quer ter um sistema operativo estável não deve carregar no botão Descarregar e Instalar dentro da secção Atualizações Opcionais. Isto porque o Windows 10 pode acabar por instalar drivers de que não necessita e deixa de estar estável.

Quer um Windows 10 mais estável? Então tem de ler isto!

Com a atualização cumulativa de Agosto, a Microsoft introduziu uma novidade. Chama-se “Atualizações Opcionais”. Só aparece quando há updates disponíveis. Nesta página, os utilizadores podem instalar drivers e até versões iniciais caso sejam necessárias.

Windows 10 estável

Quando a Microsoft retirou o suporte para as atualizações automáticas no Gestor de Dispositivos no mês passado, todos os drivers passaram para esta secção. Isto em vez de se ir para o gestor de dispositivos. O problema é que esta página também disponibiliza drivers indesejáveis. Assim, se não tivermos atenção, podemos acabar por descarregar o que não queremos. Mesmo se estivermos só à espera de resolver alguns problemas.

Por exemplo, na última semana, a Microsoft expandiu o alcance dos updates opcionais. Dito isto, começou a disponibilizar vários drivers da Intel. Ora se verificarmos as atualizações e formos para a janela de atualizações opcionais, vamos encontrar uma longa lista de drivers antigos. Claro que vão ter impacto na estabilidade do sistema.

Por outras palavras, temos de ter muito cuidado quando selecionamos e instalamos drivers, conforme refere o site Windows Latest.

A Microsoft diz que só devem usar esta novidade quando têm um problema. Caso contrário devem tentar descarregar os drivers a partir dos sites das marcas.

Windows 10 estável

Se tiver o seu computador a funcionar bem. Quer seja em termos de placa gráfica, impressora, Wi-Fi e muitos outros componentes, evite fazer o que quer que seja nesta secção.

Se ainda assim insistir em fazer as atualizações através desta secção, vai assistir a um downgrade dos drivers. Em muitos casos as versões ideais são substituídas por outras antigas e muito genéricas.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

1 COMENTÁRIO

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

As primeiras reviews relativas ao iPhone 13 chegaram à Internet!

A gama de smartphones iPhone 13 foi recentemente anunciada pela gigantesca Norte Americana Apple. Sendo recebida com um misto de 'piadas', devido ao facto...

Gmail para Android: não utilize mais sem fazer estas alertações!

O Gmail é sem dúvida das melhores plataformas de email. É fiável, tem uma grande capacidade de armazenamento e raramente falha. É por isso...

Netflix lança plano grátis sem publicidade mas não para todos!

A Netflix quer ser forte em todos os mercados. Enquanto nuns é mais fácil dadas as características e a abertura do público a filmes...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!