É o adeus às atualizações opcionais do Windows 10

Devido à recente pandemia de coronavírus em várias regiões do mundo, a Microsoft confirmou hoje que suspendeu todas as atualizações opcionais do Windows 10 no mês de maio. É verdade que as patches são importantes para manterem os computadores a funcionar sem problemas. No entanto, ultimamente têm criado mais situações do que aqueles que conseguem resolver. Assim, esta suspensão temporária não é necessariamente uma má notícia. Atenção que como referi não são todos os updates. São apenas os opcionais que normalmente são disponibilizadas na terceira ou quarta semana de cada mês.

Windows 10 atualizações opcionais

É o adeus às atualizações opcionais do Windows 10

Entretanto, a Microsoft esclareceu que vai continuar a disponibilizar as atualizações regulares. Esta novidade já está em vigor e até ao momento ainda não se sabe quando é que a Microsoft vai retomar a implementação de tudo o que é opcional no Windows.

Ao nível dos updates normais, a Microsoft lançou agora uma atualização do Win10 versão 1909 Build 18363.836, patch KB4556799. A nova versão afeta todas as versões suportadas do Windows 10, incluindo as 1809, 1903 e 1909.

A forma como funcionam as atualizações

Na era do “Windows as a service”, as atualizações ao nível de funcionalidades e melhorias são lançadas aproximadamente a cada seis meses. Entretanto, a Microsoft disponibiliza todas as atualizações de segurança na segunda terça-feira de cada mês. Esta empresa também disponibilizou patches de atualização opcionais “C e D” na terceira e quarta semana de cada mês e não vêm com nenhuma melhoria de segurança.

A propósito de segurança, os ataques ao sistema operativo da Microsoft já não são uma novidade para ninguém, mas parece que as coisas aumentaram agora de tom e de gravidade, devido ao que se passa com o COVID-19. Aliás, normalmente quando existe uma crise, é quando vemos mais piratas informáticos a tentarem aproveitar-se das pessoas.

Dito tudo isto, o diretor de segurança, pesquisa e desenvolvimento do programa Microsoft Threat Protection veio a público emitir um aviso. Pode ler mais sobre isto aqui.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Veja se está a perder mensagens importantes no Gmail!

O Gmail é uma das plataformas de e-mail. É...

Atenção! Não descarregue este WhatsApp, Face e YouTube

Quem tem um smartphone ou tablet Android está em...

Gmail: como confirmar um email antes de enviar

Se é um utilizador do Gmail ou na realidade...

Google Maps: não saia de casa sem ativar este widget!

O Google Maps é a aplicação de navegação que...

iPhone 14: Preços vão aumentar, mas 128Gb vão-se manter!

Como deve saber, a expetativa atual é que todos...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

1 COMENTÁRIO