WhatsApp tem uma grande novidade mas é melhor não usar!

O WhatsApp está sempre à procura de novidades para manter os utilizadores interessados. Ainda ontem falámos de uma. Está relacionada com as mensagens que desaparecem. É algo que até já está presente em aplicações de mensagens rivais. Agora que está tudo pronto para ser implementado no WhatsApp, talvez seja boa ideia manter-se afastado desta novidade e como tal não a usar.

WhatsApp tem uma grande novidade mas é melhor não usar!

O WhatsApp preparou uma página que explica como tudo isto funciona. Foi descoberta pelo site WABetaInfo e também tínhamos referido aqui. No entanto, depois de lermos atentamente tudo o que lá está, talvez seja boa ideia não as usar.

Esta novidade ainda está a anos-luz do que os concorrentes oferecem. Por exemplo, o Signal e o Telegram têm tempo de expiração personalizável para as mensagens. Variam entre alguns segundos até uma semana. No caso da funcionalidade do WhatsApp, só desaparecem depois de sete dias.

WhatsApp novidade usar

Outro problema é que apesar de esta funcionalidade eliminar as mensagens ao fim de algum tempo, os conteúdos multimédia que enviarmos desta forma são guardados à mesmo na galeria da pessoa e de forma automática. Para que isto não aconteça é necessário que as pessoas antes de receberem as mensagens desativem o download automático dos anexos. Claro que isto é ridículo e ninguém o vai fazer, a não ser que necessite por questões de espaço de armazenamento.

Mas há mais. É que se respondermos a uma mensagem que já expirou ela vai voltar a aparecer e isto é igualmente estranho. Mas há ainda mais um problema. As mensagens são incluídas nas cópias de segurança e isto não devia acontecer.

Então o que deve o WhatsApp fazer?

Bem, através do sistema operativo, impedir a captura de ecrã. O que acontece por exemplo quando estamos a usar a navegação anónima nos browsers.

Também devia ser impedida a colocação de fotos enviadas neste tipo de mensagens na galeria.

Para além disso não deviam ser incluídas no backup.

Outras notícias do WhatsApp:

Preparado para fazer as compras de Natal no WhatsApp?

Versão Android do WhatsApp está a receber duas novidades!

WhatsApp Web recebe duas novidades muito esperadas!

WhatsApp novidade usar

WhatsApp: estas são as quatro grandes novidades a chegar!

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

pub