Inicio Android WhatsApp não quer fakes e vai usar a Google para os combater

WhatsApp não quer fakes e vai usar a Google para os combater

O WhatsApp já tem vindo a tomar algumas medidas para combater a disseminação de notícias e rumores. No entanto isto é um trabalho em progresso. Como tal, a implementação de todas as medidas ainda não está concluída. Agora há uma nova funcionalidade. Assim, o WhatsApp vai adicionar o sistema de pesquisa inversa de imagens da Google a esta app.

Esta funcionalidade já foi vista por um repórter do site WABetaInfo. No entanto, ainda não está disponível para os utilizadores. A forma de utilização é muito simples. Acha que algo é fake? Então só tem de assinalar a foto e posteriormente escolher a opção “imagem de pesquisa”. Ela aparece no menu de três pontos disponível no canto superior direito.

WhatsApp não

Assim que toca na opção “pesquisar imagem” e o Google fizer o seu trabalho, o WhatsApp vai abrir uma janela do browser para mostrar possíveis correspondências.

O serviços de pesquisa inversa de imagens da Google ajuda os utilizadores a descobrirem se uma foto é de facto legítima ou não. Revela também se já apareceu antes na Internet ou se é um trabalho feito em Photoshop. Isto até dá uma ajuda para quem acha que é vítima de catfish. Até pode verificar se a foto que uma pessoa lhe mandou pertence realmente a ela ou a uma pessoa com outro nome.

Assim, da próxima vez que lhe enviarem algo, vai ficar a saber se é falso ou não.

WhatsApp não

Esta não é a única medida que o WhatsApp lançou nos últimos 12 meses para conter a disseminação de notícias falsas. Logo à partida limitou o número de partilhas e já consegue detectar links suspeitos.

Entretanto, o WhatsApp está com mão pesada no spam e nas contas falsas. Assim, há muitas contas a serem excluídas a uma velocidade vertiginosa.

Falando de contas, parece haver um sistema semelhante ao da Google para limitar o SPAM 

De acordo com o site Venturebeat, a equipa do WhatsApp revelou que nesta plataforma de conversação são banidas cerca de dois milhões de contas por mês.

WhatsApp não

Um aspecto curioso é que existem algumas coincidências com o sistema da Google. Ou seja, também aposta no machine learning para dar uma grande ajuda.

Assim, a empresa desenvolveu um destes sistemas para encontrar e banir as contas envolvidas em comportamentos inadequados.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Jogar no mundo Apple? Razer Kishi para iPhone é uma realidade!

A Razer anunciou recentemente o lançamento do Comando Gaming Universal Razer Kishi para o Apple iPhone! Estamos a falar de uma versão para iOS...

(Especial) NVIDIA com medo da AMD! RTX 30 esgotadas? É estratégia!

NVIDIA com medo da AMD! RTX 30 esgotadas? É estratégia! - Como deve saber, a conhecida fabricante de placas gráficas foi capaz de impressionar...

Google Play Store: apague agora mesmo estas aplicações!

Entre julho e a segunda semana de setembro, a Google retirou 17 aplicações da Play Store. Isto por estarem infetadas com malware. Primeiro foram...

Ryzen 4000? O salto é tal… Que vamos diretamente para os Ryzen 5000!

Está à espera dos Ryzen 4000 baseados na arquitetura Zen 3? Temos más notícias... Esse produto não vai existir! Mas calma, porque está na...

La Casa de Papel: Já sabemos qual o destino de “Rio”! Curioso?

La Casa de Papel é sem dúvida nenhuma uma das séries espanholas mais vistas e adoradas em todo o mundo. E apesar da sua...