A Volkswagen é inegavelmente uma das fabricantes que mais tem apostado no mundo elétrico, especialmente quando falamos da sua gama ID, que começou as hostilidades com o pequeno mas muito interessante ID.3, rapidamente lançou o SUV ID.4 para as grandes famílias, e agora, parece estar pronta a apostar num modelo mais pequeno, e bastante mais desportivo, na forma do ID.5.
A aposta da VW está aqui, rumo à meta de até 2035, deixar de vender carros movidos a combustão de combustíveis fósseis.
VW: Depois do ID.3 e do ID.4, está na hora de dizer olá ao ID.5!
Portanto, a Volkswagen revelou finalmente o seu novo ID.5, uma versão mais desportiva, e por isso, provavelmente mais apelativa para as massas, do SUV elétrico ID.4. Um carro, que por enquanto, vai estar disponível apenas para o público Europeu.
Dito tudo isto, a VW vai lançar duas versões do seu novo veículo elétrico, o ID.5 e o ID.5 GTX, que por sua vez já traz dois motores elétricos (um para cada eixo), e que na verdade, é uma espécie de versão GTI elétrico, uma marca extremamente famosa no mundo de automóveis VW Golf.
Quanto às especificações, a versão base do novo EV traz consigo um único motor com uma bateria de 77kW e um total de 174 cavalos, o que por sua vez é um pacote que significa uma autonomia a rondar os 515 quilómetros.
Não parece igual ao ID.4? Sim! Mas não!
A olho nu, parece que o ID.5 é na verdade um ID.4 com outro nome. Mas, na realidade, temos aqui um carro mais curto, e com outras mudanças estéticas que o tornam mais desportivo e menos familiar.
Além disto, no interior, vamos ter várias melhorias no novo modelo, como um assistente de voz mais útil, acesso à internet para informação importante em tempo real, bem como suporte ao VW Car2X Communication, de forma a melhorar a segurança do condutor. (Vai ser possível recorrer a dados de carros VW a uma distância de cerca de 800m, para o condutor ter acesso a informação acerca de trânsito, acidentes, etc).
Em suma, mais um carro que serve como grande aposta da VW no mundo elétrico. Quase como se fosse um virar de página depois do escândalo do Dieselgate.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Está a gostar do esforço da VW no mundo elétrico? Quer um ID para o seu dia-a-dia?