Inicio Auto Volkswagen ID.3 - O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

A evolução da tecnologia no mundo dos automóveis não para, nem pode parar. Afinal de contas, não foi assim há tantos anos que a escolha mais difícil nas mãos de um consumidor era apenas escolher entre um modelo a gasolina ou a diesel… Algo que complicou bastante com adição dos híbridos, híbridos plug-in e claro os tão famosos carros 100% elétricos.

Dito tudo isto, de forma bem curiosa se tivermos em conta o afamado ‘Dieselgate’, a Volkswagen é atualmente uma das fabricantes que mais investiu na evolução 100% elétrica! Aliás, em boa verdade, a aposta bilionária da VW na tecnologia elétrica até já começou a surtir frutos na forma de um modelo completamente novo.

Antes de mais nada, apresento-lhe o novo Volkswagen ID.3, o modelo 100% elétrico revolucionário que surpreende e promete revolucionar a maneira como olhamos para um carro movido a eletricidade.

(Ensaio) Volkswagen ID.3 – O 100% elétrico que vai revolucionar o mercado!

Portanto, muitas vezes, a palavra ‘revolucionário‘ é usada sem dó nem piedade para descrever coisas que em boa verdade… São banais! No entanto, posso garantir que neste caso, a palavra não é de forma alguma exagerada.

Afinal de contas, caso não se lembre, foi a Volkswagen a criadora de dois dos carros mais importantes e icónicos do mundo automóvel, o Beetle e o famoso Golf. Pois bem, parece que a VW quer fazer o 3 em 3 com este novo VW ID.3.

Aliás, na minha mais honesta opinião, o facto de a VW ter apostado num modelo completamente novo, em vez de pegar no tão conhecido nome Golf para criar um modelo elétrico para as massas, significa que quer mesmo fazer algo novo e inovador. Dar um trambolhão no mercado de automóveis! Será que vai conseguir?

Volkswagen ID.3

Design

Antes de mais nada, a verdade é que antes de o ver, eu já estava apaixonado pelo novo Volkswagen ID.3. Mas é ao vivo que o coração explode.

Afinal de contas, temos aqui um carro um pouco diferente do tradicional, mais curto que um Golf mas mais espaçoso que um Passat, ao mesmo tempo que traz uma condução citadina com ângulos de viragem superiores ao Polo.

Factos garantidos pela enorme distância entre eixos, 13cm superior ao Golf, e pela falta de motor na dianteira do modelo.

Dito isto, o seu interior é simplesmente incrível, acolhedor, com imenso espaço e com um olhar minimalista. Posso facilmente dizer que o futuro dos automóveis está bem presente no novo Volkswagen ID.3.

Além de tudo isto, temos os novos faróis LED dianteiros LED Matrix com um design ao estilo de colmeia e ainda vários tipos de barras LED. Afinal, existe iluminação ao redor do carro incluindo nos puxadores e até uma projeção para o chão.

Contamos também com uma iluminação do habitáculo e a possibilidade de a modificar ao seu gosto. Com mais de 30 cores e muitas combinações disponíveis. (RGB nos carros!?)

Performance e Tecnologia

O novo Volkswagen ID.3 Plus First Edition conta com um vasto leque de funcionalidades e apoios tecnológicos que ajudam imenso na condução diária.

Em relação aos números temos aqui um modelo com 204 cavalos de potência e 399nm de torque, na minha opinião, o equilíbrio correto para um modelo 100% elétrico neste segmento.

Principalmente, porque o modelo é capaz de acelerar dos 0-100km/h em 7.3 segundos. Ao mesmo tempo que de forma bastante progressiva continua até velocidades de autoestrada, limitado a 160km/h.

Volkswagen ID.3

Tudo isto ao mesmo tempo que mantêm os benefícios de ser 100% elétrico, ou seja, força e reação instantânea é coisa que está sempre ao nosso dispor. Além disto, temos uma nova experiencia de condução garantida pela nova plataforma MEB da Volkswagen para os modelos elétricos.

Curiosamente, apesar de adorar o som de um bom motor a combustão, a verdade é que foi um enorme prazer conduzir o ID.3.

Todo o modelo tem uma qualidade incrível de construção, na verdade, muito acima do esperado! Ao fim ao cabo, não existem ruídos ou sons de plásticos a vibrar na condução, aliás mesmo em buracos ou lombas irá sentir imensa confiança na construção da fabricante Alemã.

Tecnologia

Apesar de o futuro ser 100% elétrico, a experiência de condução vai muito além disso. Afinal, acaba por ser simplesmente incrível quando temos tecnologia que apoia toda a experiencia de condução. E claro, nos traz um outro sentimento de segurança para cima da mesa.

Um exemplo disto é o pará-arranca no trânsito que deixou de ser stressante neste modelo! Isto porque o ID.3 faz as paragens e arranques de forma automática e muito suave. Um facto curioso é conseguir notar os movimentos do pedal, especialmente nas travagens.

Uma sensação de estar acompanhado na condução, graças às ajudas tecnológicas da Volkswagen

Volkswagen ID.3

Em suma, temos tecnologia para dar e vender no novo ID.3, desde o abrandamento automático na aproximação de rotundas, cruzamentos e zonas mais perigosas às ajudas para manter-se na sua faixa de rodagem.

Não posso mentir, inicialmente fiquei com um sentimento estranho, do género “por que razão estás a fazer isto?”. No entanto, tudo isto desaparece quando percebe e se habitua às reações do carro.

Mas falando em prazer de condução, a sensação de não querer sair do volante aconteceu todas as vezes que conduzi. Algo que em boa verdade nunca pensei sentir ‘tão cedo’.

Afinal de contas, na minha experiencia após muitas horas ao volante, muitos arranques e com o AC ligado, a autonomia facilmente ronda os 350km reais anunciados! O que com uma condução mais defensiva rondava sempre perto dos 400km.

ID Light

Certamente, a sensação de estar a conduzir o futuro é largamente garantida pela adição da ID Light. Pois é uma barra luminosa que percorre a zona inferior ao longo para-brisas.

Esta “luz inteligente” reage quando estão a falar com o carro e indica direções com o GPS ao estilo do “Kit“. Sendo assim, um toque inovador muito bem recebido por todos.

We Connect

O novo Volkswagen ID.3 traz o seu futurista sistema We Connect, um serviço recente da VW, que já demonstrou ter uma larga margem de evolução. Atualmente, consegui programar o Ar Condicionado do modelo e iniciar ou para o carregamento elétrico mas muitas novidades e atualizações já estão a caminho.

Além disto, temos aqui também um assistente de bordo basta falar com o seu carro. Com apenas o comando de voz consegue mudar a música, efetuar chamadas, ou fazer introduzir a rota para a sua viagem.

Volkswagen ID.3

No entanto, no futuro a experiência tem o potencial de ficar muito mais completa com o We Connect. As novidades estão neste preciso momento em fase de evolução. Aliás, os planos da Volkswagen e a vasta gama de potencialidades do We Connect são apenas e só enormes.

Estou a falar da possibilidade de receber atualizações para a condução, novas funcionalidades e muito mais. Até existe a possibilidade de aumentos de potência no futuro!

Pode saber mais acerca do serviço aqui:



Ensaio Volkswagen ID.3 First Edition – Conclusão

Para terminar, tenho de dizer que o novo VW ID.3 é uma caixinha de surpresas, e um dos carros mais intuitivos que tive o prazer de conduzir.

Em suma, senti no Volkswagen ID.3 um elétrico pensado de raiz para um objetivo essencial. Na minha experiência, este modelo garante uma experiencia citadina brutal e todas as suas ajudas tecnologias aliviam todo o stress da cidade.

Entretanto, se por acaso estiver interessado no automóvel, existem inúmeras variantes distintas do novo VW ID.3 que começa nos 38.000€. (O que chega a surpreender tendo em conta tudo o que oferece.)

No entanto, neste ensaio conduzimos o VW 1st Edition Plus que conta com uns pozinhos extras como as incríveis jantes de 19 polegadas, bancos aquecidos e muito mais.


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também

Esta é a performance da nova NVIDIA RTX 3060 Ti de 400€!

Pois bem, à medida que vamos ficando mais e mais próximos do lançamento oficial da nova NVIDIA RTX 3060 Ti, temos mais e mais...

Série da Netflix vira um caso de polícia na vida real! Mas como?

Já aqui tínhamos visto antes montes de séries polémicas que tiveram o seu lugar na Netflix, e que isso até lhes proporcionou alguma fama....

Galaxy Z Fold 2 fica com um mega-problema graças ao One UI 3.0

Há alguns meses a Samsung anunciou a versão 3.0 do One UI. É baseada no Android 11. Entretanto apresenta um conjunto de novas funcionalidades...

Google Hangouts: acabaram as videochamadas em grupo!

A Google deu início às tradicionais limpezas de Natal. Assim, desta vez, o visado é o Hangouts e esta conhecida aplicação acabou de perder...

Galaxy Z Flip 2: uma grande bomba por menos dinheiro!

Quando falamos dos topos de gama da Samsung, referimo-nos normalmente às gamas S e Galaxy Note. No entanto, as coisas estão a mudar e...