A Microsoft tem levado o Edge muito a sério. De facto, este browser está cada vez melhor e sinceramente é o que menos diferenças tem para o Chrome ou não fossem os dois baseados no mesmo motor. Agora eis que há mais uma novidade a chegar e que está relacionada com as citações. Pelo funcionamento o Microsoft Edge vai agradar sem dúvida aos estudantes.
Microsoft Edge acaba de ficar mais amigo dos estudantes
Adicionar citações a um trabalho pode ser uma dor de cabeça, especialmente pelos diferentes formatos utilizados por diferentes instituições. Assim o Edge quer tornar tudo mais simples e fazer com que as pessoas obtenham facilmente as citações para uma página em particular. A função de citações no Edge está ligada às coleções que permite guardar grupos de páginas para consultarmos mais tarde.
Mas como funciona?
Mais simples é impossível. O objetivo é que os estudantes utilizem as coleções para guardarem as várias páginas que foram utilizadas para investigação num trabalho. Depois é só retirar-se facilmente as citações de todas elas.
Para isto funcionar terá de ativar as citações no menu de Coleções no Edge. Assim que estiver feito surge o símbolo de umas aspas junto a cada página da coleção como refere o XDA. Através dele é possível escolhermos o tipo de fonte que estamos a editar e mudar o autor do trabalho que estamos a citar.
Para já esta função está disponível em preview. Dito isto, quem lhe quiser deitar a mão terá de estar a utilizar uma versão Dev ou Canary do Edge. Também é preciso que esteja, pelo menos, no Chrome 95 ou superior.
Será que isto tem impacto no desempenho?
Entretanto a Microsoft diz que os ficheiros necessários para que esta função funcione só será descarregados quando a utilizarmos. Ou seja, se não precisarmos para nada das citações então nunca faremos o download desses ficheiros. Assim o browser vai continuar leve como sempre.