(VRS) AMD pode implementar uma nova tecnologia nas Radeon RX Navi

AMD Radeon RX

AMD pode implementar uma nova tecnologia nas Radeon RX Navi! – A próxima geração de placas gráficas AMD Radeon, baseadas na arquitetura Navi, deverão utilizar uma técnica de ‘shading’, de forma a aumentar significativamente a performance.

Pois bem, numa patente registada pela AMD em 2017, tornada pública nas últimas semanas, é revelado que a empresa está a investir vários recursos no desenvolvimento de tecnologias avançadas para Shading (GPU), técnica denominada por VRS – Variable Rate Shading.

As placas gráficas AMD Radeon RX Navi irão contar com Variable Rate Shading. De forma a levar a guerra à NVIDIA com ainda mais performance!

Radeon RX Navi

No entanto, isto nem é grande novidade na indústria, visto que as novas placas gráficas NVIDIA ‘Turing’ até já contam com a funcionalidade.

A NVIDIA explicar que o seu VRS, aumenta a performance de renderização, bem como a qualidade de imagem geral.

Afinal o que é a tecnologia VRS?

Simplificando a tecnologia VRS, a ideia é aplicar mais detalhes, em secções das frames onde o olhar do jogador irá muito provavelmente cair. Reduzindo assim a qualidade de outras partes da imagem, menos importantes.

Radeon RX Navi

Uma funcionalidade que irá ter ainda mais impacto, em resoluções mais altas.

Aliás, se tivermos em consideração a melhoria na performance que o VRS trouxe às placas NVIDIA Turing. A GTX 1660 Ti, ganhou cerca de 50% de performance no jogo Wolfenstein II, um dos títulos que suporta a funcionalidade.

Como é que se chega a este aumento de performance? Selecionando partes da imagem mais importantes, oferecendo mais recursos a estes segmentos, ao mesmo tempo que se mantém a qualidade geral da imagem em si.

As primeiras placas gráficas AMD Radeon Navi deverão chegar ao mercado em Julho! Para finalmente trazer concorrência à NVIDIA. Isto se não existir algum adiamento, que infelizmente já foi mencionado na indústria…


Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.