Vai comprar um telemóvel Xiaomi na China? Tenha cuidado

Os dispositivos da Xiaomi geram sempre uma grande procura por parte dos utilizadores. Ainda ontem uma pessoa menos habituada a estas andanças dos smartphones, comentava comigo que tinha um Xiaomi e que o telemóvel dele era uma bomba. De facto, quer se tratem de utilizadores experientes ou não, a Xiaomi já está nas bocas do mundo. Depois e com a continuação da conversa percebi que o telemóvel dessa pessoa tinha sido adquirido na China, a um preço muito menor do que se fosse comprado cá.

na China

As vantagens de comprar na China são muitas, mas…

De facto, é mais barato comprar os dispositivos Xiaomi lá fora do que nas lojas e distribuidores que os vendem em Portugal. É que neste momento, a Xiaomi ainda não está oficialmente presente no nosso país, mas já está em Espanha e noutros países da Europa. No entanto, parece que esta jogada vai deixar de compensar, pelo menos se quiser ter acesso às ROMS, que é como quem diz, às versões do sistema operativo que vão sendo lançadas a nível global. Isto é sem dúvida uma má notícia.

O que realmente se passa

Ora vejamos. Nas ROMS dos equipamentos chineses não existem os serviços da Google (que estão banidos naquele país). Isto significa que não vão poder utilizar a vossa conta Google para sincronizar os contactos e outros serviços e nem tão pouco aceder às aplicações que já compraram (ou querem comprar) na PlayStore. Para além disso essas versões vêm com algumas inscrições em chinês e carregadas de software que nunca vamos usar.

na China

- Advertisement -

Já as ROMS globais foram especialmente desenvolvidas para serem utilizadas em mercados fora da China. Assim só têm o que interessa e nada de “chinezisses” no resto da interface.

O que acontecia até agora é que podíamos comprar um equipamento na China que vinha com as chinezisses e trocávamos essa ROM por outra global. Ou seja, que só tem aquilo que nos interessa. A vantagem disto era conseguirmos comprar um dispositivo mais barato e depois colocá-lo como se tivesse sido comprado, por exemplo, na Europa.

Era sem dúvida uma boa ideia! Mas acabou!

Agora já não vai ser possível trocar uma ROM Chinesa por outra Global nos equipamentos. O contrário também já não vai dar, embora por cá, interesse pouco. Ainda assim e a título de curiosidade havia quem o fizesse só para deitarem a mão mais cedo às atualizações.

Neste momento não se sabe que dispositivos serão afetados. Neste momento, esta medida parece estar restringida à MIUI 10. Não fique já desesperado. Existem relatos na Internet que afirmam ter sido possível fazer a troca, desde que o bootloader esteja desbloqueado.

Como deve imaginar, a Xiaomi recomenda que compre os equipamentos a partir das lojas online ou de retalhistas autorizados para evitar problemas com compras na China.

De qualquer modo se costuma utilizar as lojas chinesas para comprar os seus equipamentos, procure sempre pelas versões globais e não deverá ter problemas.

O que acham desta medida? Já alguma vez trocaram a ROM? Utilizem os nossos comentários.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.