Vai comprar um telemóvel Xiaomi na China? Tenha cuidado

Os dispositivos da Xiaomi geram sempre uma grande procura por parte dos utilizadores. Ainda ontem uma pessoa menos habituada a estas andanças dos smartphones, comentava comigo que tinha um Xiaomi e que o telemóvel dele era uma bomba. De facto, quer se tratem de utilizadores experientes ou não, a Xiaomi já está nas bocas do mundo. Depois e com a continuação da conversa percebi que o telemóvel dessa pessoa tinha sido adquirido na China, a um preço muito menor do que se fosse comprado cá.

na China

As vantagens de comprar na China são muitas, mas…

De facto, é mais barato comprar os dispositivos Xiaomi lá fora do que nas lojas e distribuidores que os vendem em Portugal. É que neste momento, a Xiaomi ainda não está oficialmente presente no nosso país, mas já está em Espanha e noutros países da Europa. No entanto, parece que esta jogada vai deixar de compensar, pelo menos se quiser ter acesso às ROMS, que é como quem diz, às versões do sistema operativo que vão sendo lançadas a nível global. Isto é sem dúvida uma má notícia.

O que realmente se passa

Ora vejamos. Nas ROMS dos equipamentos chineses não existem os serviços da Google (que estão banidos naquele país). Isto significa que não vão poder utilizar a vossa conta Google para sincronizar os contactos e outros serviços e nem tão pouco aceder às aplicações que já compraram (ou querem comprar) na PlayStore. Para além disso essas versões vêm com algumas inscrições em chinês e carregadas de software que nunca vamos usar.

na China

Já as ROMS globais foram especialmente desenvolvidas para serem utilizadas em mercados fora da China. Assim só têm o que interessa e nada de “chinezisses” no resto da interface.

O que acontecia até agora é que podíamos comprar um equipamento na China que vinha com as chinezisses e trocávamos essa ROM por outra global. Ou seja, que só tem aquilo que nos interessa. A vantagem disto era conseguirmos comprar um dispositivo mais barato e depois colocá-lo como se tivesse sido comprado, por exemplo, na Europa.

Era sem dúvida uma boa ideia! Mas acabou!

Agora já não vai ser possível trocar uma ROM Chinesa por outra Global nos equipamentos. O contrário também já não vai dar, embora por cá, interesse pouco. Ainda assim e a título de curiosidade havia quem o fizesse só para deitarem a mão mais cedo às atualizações.

Neste momento não se sabe que dispositivos serão afetados. Neste momento, esta medida parece estar restringida à MIUI 10. Não fique já desesperado. Existem relatos na Internet que afirmam ter sido possível fazer a troca, desde que o bootloader esteja desbloqueado.

Como deve imaginar, a Xiaomi recomenda que compre os equipamentos a partir das lojas online ou de retalhistas autorizados para evitar problemas com compras na China.

De qualquer modo se costuma utilizar as lojas chinesas para comprar os seus equipamentos, procure sempre pelas versões globais e não deverá ter problemas.

O que acham desta medida? Já alguma vez trocaram a ROM? Utilizem os nossos comentários.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Veja tudo o que pode fazer com as portas USB da sua TV

Os televisores são bem diferentes dos aparelhos que estavam disponíveis noutros tempos. Para além da qualidade de imagem vêm carregados de opções de conetividade....

Atenção: esta é a conta de e-mail que tem de criar hoje!

Alguma vez se esqueceu da sua palavra-passe ou ficou bloqueado na sua conta de correio eletrónico? É uma situação muito frustrante. É por esse...

TV com um atraso de áudio? Faça isto para resolver!

Em algum momento da sua vida já deve ter tido um televisor com um atraso de áudio. Saberá que isto está a acontecer quando...

Como gerir melhor a bateria do seu automóvel elétrico

Embora possa parecer difícil a verdade é que não é assim tão complicado garantir que o seu automóvel elétrico mantém sempre uma boa autonomia...

O que acontece se não desligar o seu PC “como deve de ser”?

Já todos estivemos nesta situação em que desligar o computador é... Chato! Pelo menos nas formas mais corretas, em que tem de usar uma...

O Windows XP ainda está nestes dispositivos do dia-a-dia!

O Windows XP tem mais de duas décadas e deixou de ser suportado pela Microsoft há uma década, mas ainda há dispositivos que encontra...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados