Inicio Android Vai comprar um telemóvel Xiaomi na China? Tenha cuidado

Vai comprar um telemóvel Xiaomi na China? Tenha cuidado

Os dispositivos da Xiaomi geram sempre uma grande procura por parte dos utilizadores. Ainda ontem uma pessoa menos habituada a estas andanças dos smartphones, comentava comigo que tinha um Xiaomi e que o telemóvel dele era uma bomba. De facto, quer se tratem de utilizadores experientes ou não, a Xiaomi já está nas bocas do mundo. Depois e com a continuação da conversa percebi que o telemóvel dessa pessoa tinha sido adquirido na China, a um preço muito menor do que se fosse comprado cá.

na China

As vantagens de comprar na China são muitas, mas…

De facto, é mais barato comprar os dispositivos Xiaomi lá fora do que nas lojas e distribuidores que os vendem em Portugal. É que neste momento, a Xiaomi ainda não está oficialmente presente no nosso país, mas já está em Espanha e noutros países da Europa. No entanto, parece que esta jogada vai deixar de compensar, pelo menos se quiser ter acesso às ROMS, que é como quem diz, às versões do sistema operativo que vão sendo lançadas a nível global. Isto é sem dúvida uma má notícia.

O que realmente se passa

Ora vejamos. Nas ROMS dos equipamentos chineses não existem os serviços da Google (que estão banidos naquele país). Isto significa que não vão poder utilizar a vossa conta Google para sincronizar os contactos e outros serviços e nem tão pouco aceder às aplicações que já compraram (ou querem comprar) na PlayStore. Para além disso essas versões vêm com algumas inscrições em chinês e carregadas de software que nunca vamos usar.

na China

Já as ROMS globais foram especialmente desenvolvidas para serem utilizadas em mercados fora da China. Assim só têm o que interessa e nada de “chinezisses” no resto da interface.

O que acontecia até agora é que podíamos comprar um equipamento na China que vinha com as chinezisses e trocávamos essa ROM por outra global. Ou seja, que só tem aquilo que nos interessa. A vantagem disto era conseguirmos comprar um dispositivo mais barato e depois colocá-lo como se tivesse sido comprado, por exemplo, na Europa.

Era sem dúvida uma boa ideia! Mas acabou!

Agora já não vai ser possível trocar uma ROM Chinesa por outra Global nos equipamentos. O contrário também já não vai dar, embora por cá, interesse pouco. Ainda assim e a título de curiosidade havia quem o fizesse só para deitarem a mão mais cedo às atualizações.

na China

Neste momento não se sabe que dispositivos serão afetados. Neste momento, esta medida parece estar restringida à MIUI 10. Não fique já desesperado. Existem relatos na Internet que afirmam ter sido possível fazer a troca, desde que o bootloader esteja desbloqueado.

Como deve imaginar, a Xiaomi recomenda que compre os equipamentos a partir das lojas online ou de retalhistas autorizados para evitar problemas com compras na China.

De qualquer modo se costuma utilizar as lojas chinesas para comprar os seus equipamentos, procure sempre pelas versões globais e não deverá ter problemas.

O que acham desta medida? Já alguma vez trocaram a ROM? Utilizem os nossos comentários. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

4 COMENTÁRIOS

  1. Não sei ate que ponto isto irá afetar ao nível das roms custom… Tenho um redmi 5 plus chinês com a rom da xiaomi.eu… A ver vamod

  2. Lamento mas não corresponde exactamente à verdade. Tenho um Mi8 SE versão chinesa,que além do chinês tem a linguagem inglesa e é possível sim ter a conta Google. O que poderá não ser possível no futuro é desbloquear o bootloader e colocar outras roms com outras linguagens.

  3. Boas
    Acabei de receber um mi max 3 com ROM chinesa, tenho todos os serviços da Google que preciso sem problema, apenas tenho idioma chinês e inglês.
    Até ao momento o que parece estar difícil é o desbloqueio do bootloader, neste mi max 3, vou ter que aguardar 720 horas 😁, depois em princípio não haverá problema em instalar a ROM da xiaomi.eu

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Pirataria de filmes ou de sinal de TV (IPTV)? A VPN já não o safa!

O uso de VPN tem ganho cada vez mais popularidade junto do mundo da pirataria de conteúdo multimédia, principalmente quando falamos de filmes, séries...

(Especial) Tudo o que precisa de saber acerca do IPTV!

Tudo sobre o IPTV! - Já falámos muito do IPTV, de como funciona, o porquê de por vezes ser ilegal, etc... Ainda assim, continuamos...

Cyberpunk 2077: A culpa do adiamento é da Xbox One e PS4!

Como deverá saber, o muito esperado Cyberpunk 2077 foi adiado pela terceira vez há alguns dias atrás... Empurrando a data de lançamento para o...

XBOX Series X/S já ganhou a primeira batalha contra a PS5

Sempre que uma nova consola chega ao mercado, os jogadores ficam ansiosos por a experimentarem. Isto é um facto, quer se trate de uma...

Ryzen 5000 vão ser capazes de aceder à memória das novas gráficas!

A AMD não se preocupou apenas em lançar bons processadores e boas placas gráficas... Também tentou criar uma espécie de ecossistema! O que por...