Xiaomi admitiu colocar anúncios dentro do seu sistema operativo MIUI

A Xiaomi, o quarto maior vendedor de smartphones do mundo, está nas bocas do mundo! Mas pelas piores razões… Visto que é devido ao uso de anúncios publicitários dentro do seu Sistema Operativo Android, MIUI.

Isto após, um utilizador do Reddit ter partilhado a sua desilusão com a marca, devido à crescente frequência de anúncios no seu telemóvel Xiaomi! Nomeadamente, nas aplicações próprias da empresa, como as definições ou a aplicação de música.


Dito isto, a Xiaomi já veio a público responder a toda esta polémica:

“A publicidade foi e continuará a ser parte integrante dos serviços de Internet da Xiaomi. Afinal de contas, é um componente chave do modelo de negócios da empresa.

Em paralelo, preservamos a experiência de utilizador, oferecendo opções para desativar os anúncios e aprimorando constantemente a nossa abordagem em relação à publicidade. Inclusive ajustando onde e quando os anúncios serão exibidos.

A nossa filosofia é que os anúncios não devem ser intrusivos e os utilizadores devem ter sempre a opção de receber menos recomendações.”


Quem já conhece a Xiaomi, sabe que o objetivo da empresa não é fazer dinheiro com a venda de telemóveis ou outro hardware.

Xiaomi admitiu

Ou seja, a Xiaomi vende os telemóveis muito perto do seu custo de produção! Um grande exemplo disto é o mais recente lançamento, o Pocophone F1, que serve de chamariz para entrada no ecossistema da empresa.

Por isso, faz algum sentido implementar anúncios publicitários no telemóvel… Afinal de contas, o objetivo de uma empresa, é fazer dinheiro!

Contudo, com este modelo de negócio, a Xiaomi corre o risco de alienar alguns dos seus consumidores… Se não conseguir cumprir a promessa de ‘anúncios pouco intrusivos’.

Até porque o utilizador que começou tudo isto, mencionou que tinha desativado as ditas ‘recomendações’ nas definições do aparelho. No entanto, os anúncios continuaram a aparecer!

Para finalizar, a Xiaomi não é a única fabricante que faz isto! A Samsung, que cobra muito mais pelos seus telemóveis, também já lançou notificações ‘push’ com publicidade a outros aparelhos ou serviços da empresa. Isto, já para não falar de todas as aplicações ‘Bloat’ que vêm pré-instaladas nos seus telemóveis, e que no fundo são apenas anúncios publicitários ‘escondidos’.

Pelos vistos, a única empresa que soube vender telemóveis com anúncios integrados, foi a Amazon! Dando a opção ao consumidor de pagar um pouco mais, para eliminar todo e qualquer anúncio.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário