Se olharmos para a quantidade de informação que transportamos no nosso smartphone dia-a-dia rapidamente percebemos que é mesmo importante termos cuidado para não perdermos nada. Tudo porque no caso de perdermos o nosso telemóvel ou de ele ser roubado ficamos sempre com alguma coisa. O Google Drive é utilizado para guardar as cópias de segurança do seu smartphone. Isto acontece em conjunto com o serviço Google One. Assim é capaz de fazer de fazer uma cópia de segurança do sistema e das configurações de aplicações, e alguns dados, para que possa restaurá-los rapidamente após um reset de fábrica ou quando fizer o upgrade para um novo dispositivo. Dito isto, se vai às JMJ onde estarão milhares de pessoas e onde há a possibilidade de no meio da multidão perder o seu telemóvel Android faça já isto!
Atenção: se vai às JMJ faça já isto ao seu telemóvel Android!
Em primeiro lugar é importante verificarmos que isto está ativo. Afinal de contas ninguém quer perder nada.
Para esse efeito temos de carregar no menu hamburguer do lado esquerdo e escolher a opção definições.
A seguir temos de carregar em cópia de segurança e reposição.
Depois é só verificarmos que a opção de cópia de segurança do Google One está ativa. A seguir temos de carregar no botão fazer uma cópia de segurança agora só para prevenir.
Quando é que a cópia de segurança é executada automaticamente?
O smartphone está a carregar e inativo há pelo menos duas horas, está ligado ao Wi-Fi e já se passaram pelo menos 24 horas desde a última cópia de segurança.
Para além de utilizarmos o Google Drive há outra coisa importante a ter em conta e está relacionada com o backup de imagens. Assim o Google Fotos é uma aplicação indispensável para quem não quer perder fotografias. De facto, seja qual for a plataforma lá está ele para ajudar. E acredite que quando perdemos o smartphone ou ele avaria, faz muito a diferença. É que pelo menos ao nível de imagens e vídeos não perdemos nada. Agora há uma coisa que temos de ter em conta. Devemos incluir nesta cópia de segurança as várias pastas que temos no nosso dispositivo.
Cria cópia de segurança das pastas do dispositivo
Isto é sem dúvida a primeira coisa que devemos fazer quando começamos a utilizar o Google Fotos. Garantir que estamos realmente a fazer uma cópia de segurança de tudo. É que temos mais coisas importantes no smartphone para além da galeria, propriamente dita. Especialmente quem utiliza o WhatsApp para trabalhar, por exemplo, pode ter interesse em guardar as pastas relativas a esta aplicação. Ou então quem usa o Adobe Express para fazer publicações nas redes sociais.
Dito isto, no ecrã Pastas do Dispositivo só temos de ativar aquilo que queremos salvaguardar. Entretanto, na maioria dos casos também é provável que queira incluir na cópia de segurança do Google Fotos as imagens que descarregou da Internet. Também tem essa hipótese. Desse modo não vai perder absolutamente nada.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!