WhatsApp: botão da câmara tem estado a fugir!

No início desta semana, o WhatsApp começou a testar a nova função de comunidades no Android. Tudo isto para melhorar a experiência de chat na aplicação. Para os utilizadores envolvidos no teste, a opção de criar novas Comunidades ocupa um lugar na barra de separadores, a par das opções para conversas, estado e chamadas. Era onde estava o atalho da câmara. Mas para onde fugiram as fotografias? Felizmente, parece que o WhatsApp já encontrou um novo local para o botão da câmara.

WhatsApp: botão da câmara tem estado a fugir!

O atalho de câmara do WhatsApp estava disponível ao passar para a direita na lista de conversas, ou na barra de separadores. Com as Comunidades a ocuparem o seu lugar, o site WABetaInfo refere que o atalho em falta pode voltar, embora agora ao lado do botão de pesquisa e no menu hamburguer. No entanto a nova localização pode levar a alguns problemas de acesso nos smartphones mais compridos. Ainda assim torna-se mais fácil de localizar.

- Publicidade -

whatsapp botão câmara

O trabalho na nova localização ainda está em andamento e de facto esta característica ainda não está disponível para beta testers. Dito isto, a grande mudança deve acontecer quando as comunidades chegarem a todos os utilizadores. Mesmo noutra localização. Dito isto não seria uma surpresa se a barra de separadores ficasse um pouco mais cheia e o WhatsApp acabasse por manter o atalho da câmara no mesmo sítio. Outra possibilidade pode ser um botão de câmara flutuante como o que vemos no separador de Estado.

Como funcionam as comunidades?

Logo à partida pode começar por criar uma Comunidade que poderá conter até 10 grupos. Tudo com um suporte máximo de 512 participantes.

whatsapp comunidades versão beta

Entretanto um elemento da comunidade pode decidir a qual subgrupo aderir com base no seu interesse. Também pode sair do subgrupo sempre que quiser. Isto sem deixar a própria comunidade. O serviço de mensagens também está a trabalhar noutra função que permite esconder o número de elementos dos subgrupos de outros participantes. Isto por razões de privacidade. No entanto, esta novidade não está ativa na versão atual das Comunidades.

Para além do que referi acima o WhatsApp criará automaticamente um novo grupo de anúncios quando criar uma comunidade. Os administradores podem usar este grupo para fazer anúncios e enviar mensagens visíveis a todos os membros da comunidade e subgrupos. Além disso, os administradores podem desativar completamente a comunidade, se assim o desejarem.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.