Google: Saiba como ser o mestre das pesquisas!

Como deve imaginar, com o Google na palma da sua mão, tem acesso a um dos melhores, mais evoluídos, e por isso, mais poderosos motores de pesquisa do planeta. A quantidade de informação a que tem acesso, em qualquer dado momento do seu dia, é simplesmente incrível.

No entanto, apesar de todas as melhorias que a Google tem feito ao seu motor de pesquisa, e ademais algoritmos que funcionam apenas e só para perceber aquilo que você realmente gosta, apresentando-lhe assim informação de forma automática, através do Google News (Para Si), ou até através de notificações push no seu smartphone, continua a ser extremamente importante perceber como funciona a velha pesquisa.

- Advertisement -

Pois bem, hoje vamos ensinar-lhe algumas dicas, para se tornar no “Mestre do Google”.

Google: Saiba como ser o mestre das pesquisas!

1. Pesquise apenas e só aquilo que realmente quer

Se meter aspas (“) nos termos que realmente quer pesquisar, os resultados vão ser muito mais eficientes ao atingir exatamente o que está dentro das “”.

Por exemplo, se quiser pesquisar “jogos de luta”, ao usar as “”, vai anular todos os resultados para ‘jogos’ e ‘luta’, a pesquisa vai refletir apenas e só a frase.

2. Exclusão de termos

Outra funcionalidade interessante, é a exclusão de informação a um certo termo. Por exemplo, se pesquisar “Benfica Lisboa-futebol”, vai conseguir ir buscar informações acerca da zona de Benfica em Lisboa, sem receber resultados relativos ao clube de futebol.

3. Sinónimos podem dar jeito!

Se porventura quiser sinónimos no seu resultado, pode fazer algo do tipo “música ~aulas”. Aqui vai encontrar aluas de músicas, tabs, treinos, etc… Mas nada de notícias acerca de concertos, vídeos de música, etc…

4. Quer pesquisar algo dentro de um site a partir do Google? É fácil!

Vamos supor que o sistema de pesquisa da Leak.pt é mau. Como nós temos as notícias indexadas no Google, pode fazer uma procura diretamente a partir do motor de pesquisa.

Por exemplo -> site:www.leak.pt Samsung

Aqui, no resultado, vão aparecer todas as notícias relacionadas com a Samsung.

5. Uma coisa… Ou outra coisa!

O mítico ‘ou‘ com o ‘|’, também pode ser utilizado no motor de busca.

Por exemplo -> Netflix | Disney+

6. Pesquisa pelo tempo!

Imagine que quer assistir a um filme lançado entre 1970 e 1980. Basta pesquisar ‘filmes 1970..1980’.

7. Pela localidade

Também é possível limitar o motor de busca a determinados sítios.

Por exemplo -> Bill Gates location:Nova Iorque

8. Pelo tipo de ficheiro!

Esta dica é especialmente boa para quem adora ebooks. Pode ir diretamente pelo tipo de ficheiro.

Por exemplo -> nomeDoLivro filetype:pdf

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.