Para ser sincero isto não é uma coisa que tenha ouvido muitas vezes. No entanto, depois de ter ouvido um cliente na Worten a dizer que só queria powerlines simples porque ter um router Wi-Fi era como um micro-ondas sem porta em casa que só transmitia radiação tentei perceber de onde vinha esta ideia. A questão é que de facto se fala muito desta informação na Internet. No entanto, as coisas não são assim, embora possa existir uma interação entre estes dois equipamentos mas diferente do que possa pensar.
Router Wi-Fi é como um micro-ondas sem porta em casa?
O seu router Wi-Fi utiliza a mesma frequência que o micro-ondas (ambos estão na faixa de comprimento de onda de 2,4Ghz). Isto levou muitas pessoas a afirmarem que termos um router em casa, ou um sistema que espalha redes sem fios, é como se fosse praticamente um micro-ondas sem fios que silenciosamente nos vai prejudicando a todos, como referi acima.
Aliás isto já levou muitas pessoas a trocarem o Wi-Fi pelos powerlines, apesar de também se falar de riscos associados a esta tecnologia. No entanto, neste campo, a verdade é que o nível de energia e o foco são completamente diferentes. Dito isto, pode ferver uma chávena de água no seu micro-ondas em ordem curta, mas a quantidade de energia de micro-ondas emitida pelo seu router Wi-Fi é tão baixa que nem consegue aumentar a temperatura de um copo de água num único grau.
Isto aliás parece estar na mesma linha de outro semi-mito. Algo de que hoje também falámos na Leak referente aos ímanes e o facto de estragarem equipamentos electrónicos. Algo que não faz sentido. Isto porque a maioria dos ímanes com que nos deparamos no dia a dia, ímanes de frigorífico, fechos magnéticos, suportes e assim por diante são muito fracos. São suficientemente fortes para fazerem o seu trabalho, mas nada mais do que isso.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!