TSMC quer lançar o seu processo de 3nm+ já em 2023

Ontem noticiámos que a TSMC iria acabar com os descontos para as grandes encomendas, porque na verdade, a fabricante não precisa de fazer descontos a ninguém. (Tal é a procura dos seus serviços!)

Pois bem, hoje, a fabricante de semicondutores deu mais uma prova do porquê de ser tão boa naquilo que faz.



TSMC quer lançar o seu processo de 3nm+ já em 2023

Portanto, a TSMC já anunciou que depois dos 5nm vamos ter os 4nm, os 3nm e ainda os 2nm. (Tudo isto enquanto a Intel continua presa nos 14nm!)

Mas hoje, a empresa decidiu anunciar que logo após os 3nm, vai ainda existir um refinamento deste processo, conhecido como 3nm+ ou 3nm Plus, com uma data de lançamento fixada em 2023.

Claro que ainda não fazemos ideia de que tipo de ‘refinação’ é esta em relação ao processo de 3nm original. Pode ser uma melhoria no consumo de energia, na densidade dos transístores, ou até um aumento de performance de 10 ou 15% em relação ao processo de 3nm. Aliás, até pode ser um misto de tudo isto, tudo no mesmo pacote.

Entretanto, o processo original oferece um aumento de performance de 15% em relação ao atual processo de 5nm, bem como um aumento de 30% na eficiência energética e ainda um aumento de 70% na densidade de transístores.

Curiosamente, tudo indica que a TSMC está a planear manter a tecnologia FinFet, afirmando que é mais barata e mais eficiente em relação à mais recente e exótica tecnologia GAA (Gate-All-Around), que a Samsung deverá implementar no seu processo de 3nm.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

pub