Como deve saber, a memória RAM é um dos componentes essenciais de qualquer aparelho eletrónico, especialmente agora, em que qualquer smartphone, consola, ou computador (desktop ou portátil) leva quantidades exorbitantes de memória. Aliás, nos tempos que correm, até um simples smartwatch já tem pelo menos 1 GB de memória RAM.
Dito isto, existem algumas indicações dentro da indústria que os chips de memória que dão vida aos SSDs deverão aumentar de preços em 2021. Contudo, no campo da memória RAM, parece que a coisa está estável. Ou seja, são boas notícias, visto que os preços deverão continuar baixos! Não existindo qualquer previsão de subida.
- O que está a acontecer com Cyberpunk 2077? Como é isto possível?
- IPTV Pirata: Um flagelo na Europa! E agora? O que se faz?
Ao contrários dos SSDs, a memória RAM não vai aumentar
Portanto, segundo a TrendForce, os preços da memória DRAM para o mundo mobile irão ficar mais ou menos estáveis, se bem que alguma marcas mais pequenas poderão ter de pagar um pouco mais.
No mundo das placas gráficas, a coisa vai piorar, com a memória GDDR6 a ficar 5~10% mais cara no início do próximo ano. Tudo graças à crescente procura do mercado, devido às novas consolas, novas placas gráficas, e novos produtos de mining de criptomoedas.
Contudo, a memória RAM tradicional para o mercado de consumo deverá manter o seu preço baixo, e estável. Ou seja, não espere subidas nem descidas. O que na minha opinião é uma excelente notícia, visto que o preço da memória RAM nunca esteve tão baixo como agora.
Ainda assim, se por ventura quer atualizar a RAM de uma máquina mais antiga, tenha em conta que a memória DDR3 deverá aumentar um pouco devido à escassez de stock.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.