Trocar uma RTX 2080 Ti por uma nova RTX 3080? Faz sentido?

Antes de mais nada, cada caso é um caso! O que para mim faz sentido, para si pode não fazer. Por exemplo, comprar uma placa gráfica de 1000€ para jogar em FullHD 144fps para mim não faz sentido, mas existem consumidores que gostam de ter o melhor, nem que seja a pensar na longevidade da sua máquina.

Dito tudo isto, quando um entusiasta mete a carteira em cima da mesa, e compra a melhor placa gráfica do mercado. É sempre boa ideia ir na onda até ao fim! Porque esta placa vai seguramente aguentar mais alguns anos a ser uma autêntica besta! (Veja-se o caso da GTX 1080 Ti)



Trocar uma RTX 2080 Ti por uma nova RTX 3080? Faz sentido?

2080 ti por uma rtx 3080

Portanto, os rumores e leaks têm estado muitíssimo fortes no mundo das placas gráficas. Por isso, apesar de ainda não sabermos tudo sobre aquilo que a NVIDIA está a preparar, já sabemos o suficiente para tirar algumas ideias, e até fazer algumas contas de cabeça.

É seguro dizer que temos agora vários entusiastas a fazer contas à vida, para perceber se vale ou não a pena trocar a sua menina dos olhos de ouro ‘RTX 2080 Ti’ por uma das placas gráficas baseadas na nova arquitetura Ampere de 7nm da NVIDIA.



Ao fim ao cabo, segundo o que sabemos, é possível que até a RTX 3070 consiga igualar ou ultrapassar a performance da atual placa mais poderosa do mercado. Um salto de performance significativo, que provavelmente está muito relacionado com o regresso da AMD ao mercado das placas gráficas… Algo brutal para o mundo dos PCs, mas que seguramente irá ser como uma facada no coração dos entusiastas que querem o melhor do melhor nas suas vidas. (Além disso, não acredito que esta hipotética RTX 3070 venha ao mesmo preço da atual RTX 2070 ou RTX 2070 Super!)



Entretanto, tudo isto encaixa perfeitamente na frase… ‘É a vida!’ Afinal, todos os produtos topo de gama perdem o seu brilho com o tempo, e claro, as placas gráficas não são exceção. Veja-se o exemplo da GTX 780 Ti que saiu a 699$ em 2014. Hoje em dia oferece menos performance que uma GTX 1650 super.

Mas será que vale a pena trocar esta 780 Ti por algo mais rápido e mais fresco? Claro que sim, se for utilizar o potencial do novo hardware.

Isto para dizer o quê, em boa verdade, a RTX 2080 Ti nunca será uma placa gráfica de segunda linha, porque vai continuar a oferecer uma performance brutal durante anos, e vai seguramente ficar nos livros de história! (O mercado de placas gráficas tem livros de história?)

Em suma, na minha opinião, quem tem uma RTX 2080 Ti, não vai precisar de a trocar na atual geração. Isto a não ser que tenha o 4K com elevadas taxas de atualização de frames debaixo de olho, ou queira tudo aquilo que o Ray-Tracing tem para oferecer no imediato.


Trocar uma RTX 2080 Ti por uma nova RTX 3080? Faz sentido? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também