(Leak) RTX 3090: 60~90% mais rápida que a 2080 Ti!?

Ao que tudo indica, parece que a NVIDIA está pronta a mudar um pouco a sua estratégia de lançamentos! Ao fim ao cabo, depois da GTX 1080 Ti ter dominado uma geração, e posteriormente ter chegado a RTX 2080 Ti para repetir o feito… Agora vamos ter a RTX 3090 a ocupar o trono da performance! Sim, o ‘Ti’ vai ficar na gaveta na gama mais alta.



(Leak) RTX 3090: A nova ‘rainha’ das placas gráficas é 60~90% mais rápida que a 2080 Ti!?

RTX 3090

Portanto, este rumor é bem quentinho, visto chegou hoje à Internet, e na verdade até faz algum sentido! Especialmente se as imagens ‘leaked’ da RTX 3080 forem reais. É que não estou a ver a NVIDIA a lançar uma nova placa gráfica topo de gama com um cooler de referência ‘blower’, depois de ter lançado placas gráficas na última geração com um design de refrigeração mais poderoso e apelativo. Dito isto, acredito que a NVIDIA aproveite o design ‘blower’ mais barato para as RTX 3070 e 3080, para oferecer o melhor design de refrigeração na sua placa topo de gama, a RTX 3090.



Entretanto, as mais recentes informações indicam que as últimas etapas do desenvolvimento das novas placas Ampere estão a correr muito bem. E que pelos vistos vamos dizer adeus ao USB-C nas novas placas NVIDIA. Ou seja, o VirtualLink durou pouco tempo.

Quanto às frequências, parece que os GPUs Ampere já estão a conseguir chegar às velocidades idealizadas pela NVIDIA, com grandes ganhos no último mês (chegando agora aos ~2.5GHz).

Em paralelo, parece que o uso dos GPUs Ampere já está decidido, com o GA102 a dar vida à RTX 3090 e/ou RTX 3080 Ti (é possível que as duas sejam lançadas), sendo a RTX 3090 a supra-sumo da NVIDIA para a nova geração de placas!

Um produto que me parece ser um repetir da estratégia ‘Ultra’ da Samsung, ou seja, oferecer algo ainda mais poderoso que o tradicional produto topo de gama, para aumentar os preços.

Para finalizar, o ‘leaker’ afirma que as mais recentes versões de engenharia trazem um aumento de 10~15%. Ou seja, estamos a olhar para um aumento de performance entre os 60 e 90% em relação ao GPU TU102 que dá vida à atual RTX 2080 Ti.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo?

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também