As GeForce RTX 3000 vão ter Ray Tracing sem quedas de performance!?

Chegaram à Internet várias informações acerca da arquitetura NVIDIA Ampere que deverá dar vida às GeForce RTX 3000, as sucessoras às agora ‘velhinhas’ RTX 2000. Aliás, são informações que muito provavelmente meteram os fãs das placas NVIDIA em estado de choque, visto que até as mais recentes ‘Super’ irão ser seriamente ultrapassadas na performance.

As GeForce RTX 3000 vão ter Ray Tracing sem quedas de performance!?

Dito isto, ontem falei um pouco sobre o NVCache (aqui), uma funcionalidade que irá pegar na memória RAM e armazenamento SSD do PC do utilizador para otimizar o uso de VRAM da placa gráfica, ao mesmo tempo que melhora significativamente os tempos de loading em jogo.

Pois bem, aparentemente, esta não é nem de perto nem de longe uma das funcionalidades chave da nova arquitetura… Ao fim ao cabo, parece que o Ray Tracing vai ser finalmente a grande e verdadeira aposta da NVIDIA, ao trazer iluminação real sem perdas de performance em jogo.

Para ter noção da evolução, uma RTX 3060 vai ser capaz de oferecer a mesma performance Ray Tracing da atual RTX 2080 Ti! (Ou mais!)

Algo que muito provavelmente irá enfurecer os consumidores que compraram uma RTX 2070 Super, RTX 2080 Super ou RTX 2080 Ti recentemente, não esperando um salto de performance tão grande. Especialmente quando o salto de performance entre as GTX 1000 e RTX 2000 não foi nada de especial.

Dito tudo isto, vários leaks e rumores sugerem uma arquitetura 50~75% mais rápida, ao mesmo tempo que também apresenta uma melhoria de ~50% na eficiência energética. Ou seja, a NVIDIA vai ter muito espaço para brincar no campo da performance. Aliás, na verdade, acaba por ser curioso que a gigante das placas gráficas lance algo tão poderoso… Logo na altura em que a AMD parece estar prestes a voltar à luta.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também