TikTok e WeChat despedem-se mas ainda podem ser usadas

O tempo chegou ao fim. Depois de muitas notícias, soluções temporárias e especulações, é o adeus ao TikTok e ao WeChat nos Estados Unidos. O departamento de comércio dos Estados Unidos fez a revelação esta manhã. Mas será que ainda há alguma solução para estas apps?

TikTok e WeChat despedem-se mas ainda podem ser usadas

Para já ainda tem tempo para as usar em solo americano. Depois disto vão deixar de funcionar. No entanto, mais abaixo falamos das datas. Entretanto, não será possível também efetuar transações financeiras no WeChat a partir de domingo.

tiktok wechat

Uma proibição esperada

Em resposta à ordem executiva do Presidente Trump, assinada a 6 de Agosto de 2020, o Departamento de Comércio anunciou hoje proibições nas transações relacionadas com as aplicações chinesas WeChat e TikTok. Isto, segundo eles, para preservar a segurança nacional dos Estados Unidos. Também na opinião do governo americano, a China demonstrou os meios e os motivos para usar estas apps de modo a ameaçar a segurança dos Estados Unidos.

O que se vai passar agora com o TikTok e o WeChat?

Bem, para quem tem o TikTok instalado, a app vai deixar de funcionar como deve ser a partir de 12 de Novembro. Já para quem usa o WeChat, os bloqueios começam já a partir de 20 de Setembro. As apps não podem ser atualizadas. Nem sequer ter acesso a novos conteúdos.

A Oracle pode ser uma solução mas…

O senador republicano Josh Hawley, um aliado próximo de Trump, divulgou uma carta a solicitar ao CFIUS (Comité de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos) que rejeitasse a cooperação entre a Oracle e a TikTok. O motivo é que “ByteDance não tem intenção de abrir mão do controlo e o TikTok vai continuar sujeito às leis chinesas, colocando os dados dos americanos em risco” e “a proposta viola a ordem executiva do presidente”.

tiktok wechat

A Oracle é neste momento a melhor solução para a presença desta plataforma chinesa nos Estados Unidos. Assim, Na prática, serve como agente de segurança de dados. Será um parceiro regulador. Representa a resolução de questões de segurança nacional dos EUA. No entanto, isto não envolve uma venda direta do TikTok. Além disso, também não transfere a tecnologia principal do TikTok para mão americana.

Tecnicamente, isto está muito longe do que o presidente dos EUA deseja. Entretanto o contrato entre o TikTok e a Oracle ainda está sujeito à aprovação dos Estados Unidos.

Entretanto a Microsoft já está completamente fora das negociações e até já emitiu um comunicado oficial.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também