Tem amor ao Bluetooth? Cuidado com o último update do Windows!

Parece que os problemas com os updates do Windows continuam. Desta vez não é realmente um problema (ou pelo menos não deveria ser). Não afeta os ficheiros que temos no disco. Nem vai impedir o computador de iniciar! No entanto, pode ser realmente “chato” para alguns utilizadores. É que a Microsoft confirmou que a atualização cumulativa do Windows referente ao mês de Junho pode fazer com que alguns dispositivos Bluetooth deixem de funcionar. Especialmente, os que foram considerados inseguros por parte desta empresa.

Updates do Windows? Desta vez o “problema” alusivo ao Bluetooth foi intencional! 

Conforme foi reportado pelo site WindowsLatest, a Microsoft afirmou que a nova atualização de segurança (CVE-2019-2102) dá resposta a uma vulnerabilidade, impedindo intencionalmente as ligações entre o sistema operativo e dispositivos Bluetooth “inseguros”.

ao Bluetooth

Dito isto, a Microsoft refere que os utilizadores podem ter problemas a emparelhar, ligar ou utilizar determinados dispositivos Bluetooth depois de instalar as atualizações de segurança lançadas a 11 de Junho de 2019.

A Microsoft refere que qualquer dispositivo que utilize chaves conhecidas para encriptar ligações pode ser afetado, o que inclui certos controlos de segurança. Todas as versões do Windows 10 vão receber a atualização. No entanto, este não é o único sistema operativo a ser afetado. O Windows 8.1 também recebe este update.

Entretanto neste momento não se sabe quantos dispositivos são afetados pelo update.

Assim a única forma de descobrir se está afectado ou não é quando for utilizar qualquer equipamento.

A Microsoft referiu que os utilizadores que estejam mais habituados a estas andanças podem verificar se um dispositivo Bluetooth está afetado ou não, ao verificarem o log de eventos para:

ao Bluetooth

Posto isto e caso algum dispositivo que tenham deixe de funcionar só têm um caminho a seguir, conforme refere a Microsoft. Entrarem em contacto com o fabricante do dispositivo Bluetooth para verificarem se existe alguma atualização. Se não houver, ainda têm a hipótese de reverter o update ou substituirem o dispositivo.

Embora tenhamos visto muitas atualizações do Windows a causarem involuntariamente alguns problemas, esta é uma alteração intencional. A Microsoft afirma que vai tornar o computador mais seguro. No entanto, como devem imaginar, alguns utilizadores não estão satisfeitos com a situação.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S22 Ultra: quem resiste mais?

O lançamento de novos smartphones significa novos testes. Enquanto alguns são mais calmos e limitam-se ao normal, outros são mais perigosos. Pelo menos para...

Especial – O que é uma TV Box? É uma porta aberta para o IPTV!

É muito provável que já tenha ouvido falar de aparelhos denominados de TV Box, Box Android, ou Smart Box, por essas Internets fora. Pois...

Windows 10: atenção desative agora mesmo estas opções!

É verdade que o Windows 11 está quase a chegar. No entanto ainda há muitas pessoas que estão a utilizar o Windows 10 e...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!