SysMain: o segredo que está a atrasar o seu Windows 10

Há um segredo no seu sistema operativo que pode estar a levar a grandes atrasos no sistema. É verdade que isto não é uma regra absoluta em todos os computadores. No entanto, é uma forte probabilidade. Especialmente para quem se queixa de problemas de desempenho. Vamos explicar-lhe tudo sobre o SysMain, como funciona, a razão para ser problemático e como desativá-lo se estiver a causar problemas.

SysMain: o segredo que está a atrasar o seu Windows 10

O SysMain nem sempre foi conhecido por este nome. De facto, o nome mais tradicional era Superfetch e consiste numa funcionalidade introduzida com o Microsoft Windows Vista. A descrição oficial do serviço é melhorar o desempenho do sistema ao longo do tempo.

- Publicidade -

Fica silenciosamente em segundo plano, analisando constantemente os padrões de utilização da RAM e aprendendo que tipo de apps costumamos correr. Com o tempo, o SysMain marca estas aplicações como “frequentemente utilizadas” e coloca-as na memória antes do tempo.

Por defeito, o SysMain foi concebido para ocupar toda a memória RAM disponível com aplicações pré-carregadas.

Este sistema é mesmo necessário?

Teoricamente sim. Isto para quem tem um PC muito moderno com especificações de tipo. Aí não deve dar problemas. No entanto, nem tudo é perfeito.

windows, BSOD, blue screen

Uma vez que o SysMain está sempre a funcionar em segundo plano, o próprio serviço está sempre a usar algum processador e RAM. Para além disso, não elimina a necessidade de carregar aplicações na memória. O que faz é um pré-carregamento que em alguns casos pode levar a atrasos. Entretanto o arranque do sistema também pode tornar-se mais lento. Para além disso pode perder a utilidade se estivermos a utilizar um SSD que é bastante rápido e como tal não existe a necessidade de pré-carregar aplicações.

Para além disso o SysMain também é conhecido por causar problemas de desempenho durante os jogos, particularmente em sistemas com 4GB de RAM ou menos. Não se sabe ao certo porque isto acontece. No entanto pode estar relacionado com o facto de ser necessário um carregamento e descarregamento de dados constante.

É seguro desativar o SysMain?

Sim! Não há efeitos secundários se decidir desligá-lo. Se o seu sistema está a funcionar bem, deixe-o ligado. Mas se tiver problemas com o uso elevado de disco, uso elevado de RAM ou desempenho fraco tente desligá-lo e veja se resolveu.

Windows 10, falhar

Como desativar o sistema?

Existem três formas de o fazermos. Através dos serviços, do editor de registo ou da linha de comando.

Desativar através dos serviços

Em primeiro lugar temos de ir à caixa de pesquisa e escolher serviços.

SysMain

Agora na janela de serviços localize o serviço SysMain. Carregue por cima dele com o botão direito do rato e escolha Propriedades.

SysMain

Agora na nova janela coloque em Tipo de Arranque Desativado e no Estado do Serviço clique em Parar. Agora é só dar um clique em Aplicar e depois em OK.

Desativar através do Registo do Windows

Utilizar a questão dos serviços para este efeito é o melhor. No entanto se alguma coisa correr mal pode utilizar o registo do Windows.

Na pesquisa escreva regedit e do lado direito clique em Abrir.

Entretanto navegue até à chave

HKEY_LOCAL_MACHINE \ System \ CurrentControlSet \ Services \ SysMain

Agora altere o valor da chave Start. Assim dê dois cliques nela do lado direito e altere o valor para 4. Guarde as alterações e reinicie o computador.

SysMain

A forma mais rápida de desativar o SysMain é através da Linha de Comando.

Linha de comando

Para isso escreva na pesquisa linha de comandos. Depois escolha a opção Executar como administrador.

É que para executar este serviço é mesmo necessário ter este tipo de privilégios.

erro 0x80070426 no Windows Update

Agora escreva sc stop “SysMain” e pressione Enter. Depois disto, escreva sc config “SysMain” start=disabled e pressione Enter novamente. Feche a linha de comando e reinicie o computador.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.