(Especial) O ‘velhos’ Windows XP e Windows Vista poderão voltar?

Voltar? Estas versões do Windows nunca desapareceram! Tanto o XP, como o 98 e até o Windows 95 ainda são utilizados em 2020. Aliás, quer acredite quer não, grande parte das empresas afastadas do ramo tecnológico, mas que necessitam de um PC para o dia a dia… Ainda utilizam o Windows 98 ou mais antigo.

Aliás, em caixas de super-mercado, aeroportos, computadores de governo, etc… É possível encontrar sistemas muito antigos, e muito simples, que foram pensados para funcionar nesses sistemas, e como tal, continuam a contar com o mesmo exato SO.

Aliás, posso falar por experiência própria, numa empresa alimentar Portuguesa onde trabalhei muitos Verões, a grande maioria dos PCs é ainda baseado no SO Windows XP! Tudo devido ao facto dos programas necessários para o dia a dia não suportarem versões mais recentes do Sistema Operativo da Microsoft.



Os ‘velhinhos’ Windows XP e Windows Vista poderão voltar?

Windows XP e

Portanto, caso não saiba, em 2014 foi feito um estudo de mercado muito interessante que acabou por revelar que cerca de 95% das caixas multibanco ainda utilizavam o Windows XP. Curiosamente, a Índia teve mesmo de proibir o uso desta versão do Windows em 2018, para os bancos investirem em software mais avançado.

Talvez ainda mais interessante que tudo isto, o Pentágono (Departamento de Defesa dos Estados Unidos) ainda tem cerca de 75% dos seus PCs a correr no bom mas super velho Windows 95. Sabe porquê? Porque não faz sentido atualizar.

Por exemplo, uma caixa de super mercado apenas precisa de conseguir registar compras. Não existe grande vantagem em utilizar um SO mais recente, mais complexo, e claro… Mais pesado para a máquina.

Em suma, temos muita empresa no planeta a funcionar com o mote ‘Não tente arranjar algo que não está partido”. Assim, enquanto as coisas funcionarem, vão ficar assim durante 10, 15, 20 anos. O que na verdade não está errado, visto que estamos a falar de sistemas que muitas vezes apenas precisam de 16MB de RAM, e que claro, precisam de manter a compatibilidade com muito software antigo.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também

1 Comment