Inicio Especiais AMD e Intel em apuros? O ARM também pode ser o futuro...

AMD e Intel em apuros? O ARM também pode ser o futuro do Windows!

O ARM é cada vez mais uma ameaça para as gigantes dos processadores como a Intel e AMD que apostam forte e feio na arquitetura x86. Afinal de contas, depois da Apple se ter fartado dos problemas e desculpas da Intel… Já existem alguns especialistas a dizer que este pode ter sido apenas a primeira peça de um dominó gigantesco.

Afinal de contas, segundo Jean-Louis Gassée, ex-chefe de desenvolvimento da Apple, não deve demorar muito tempo até que comecem a aparecer PCs baseados no Sistema Operativo Windows com processadores ARM.

Aliás, com esta decisão da Apple, e elevada expectativa nas melhorias de desempenho e autonomia, a Intel e AMD seriam obrigadas a virarem-se para o design e produção de CPUs ARM. Algo que certamente arruinaria todo o planeamento de ambas as empresas, que está 100% assente no x86.

AMD e Intel em apuros? O ARM também pode ser o futuro do Windows!

ARM Intel

Ao fim ao cabo, com a promessa de uma subida significativa no desempenho e na eficiência energética no mundo dos portáteis MacBook. A Microsoft não pode ficar simplesmente parada a ver o mercado a mudar debaixo do seu nariz.

Aliás, em boa verdade, a grande aposta da Apple vai fazer com que os ‘devs’ comecem também eles a apostar no mundo ARM, anulando uma das grandes desvantagens da plataforma, o suporte a software. É que caso não saiba, a Microsoft até já desenvolveu portáteis Surface com processadores ARM! Mas a coisa acabou por falhar devido à falta de programas essenciais para o dia a dia dos utilizadores. Mas leia o que o antigo chefe de desenvolvimento da Apple teve a dizer:

“Tendo em conta aquilo que o Apple A12Z Bionic já oferece nos dias de hoje, é impossível sequer imaginar a performance que teremos à nossa espera no futuro. Ainda assim, acho que é fácil dizer que vamos ter uma vantagem de pelos menos 25% em relação aos PCs x86 correspondentes. O que claro está, deixa a Microsoft com uma escolha… Esquecer o Windows no ARM e deixar a vantagem no lado da Apple, ou arriscar, trabalhar na compatibilidade dos programas, e oferecer uma alternativa igual ou melhor que os próximos MacBooks ARM.

Isto deixa a Intel com apenas um caminho à sua frente… Se não pode vencê-los, junte-se a eles”.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Hoje ficámos a saber mais sobre o ecrã do Galaxy S21 Ultra!

Um analista muito conhecido do mundo Samsung acabou de partilhar alguma informação acerca do ecrã que irá chegar ao mercado pelas mãos do Galaxy...

AMD Radeon RX 6800 XT: a nova pedra no sapato da Nvidia!

Como se costuma dizer a AMD colocou toda a carne no assador. Dito isto, hoje já demos destaque à AMD Radeon RX 6900 XT....

AMD Radeon RX 6900 XT: a derradeira arma contra a Nvidia!

A AMD Radeon RX 6900 XT foi oficialmente anunciada. Na prática representa a maior arma da AMD contra a rival Nvidia e uma bela...

Galaxy Watch Active 2 recebe mais uma prenda do Galaxy Watch 3

A Samsung lançou um novo update para o Galaxy Watch Active 2 e o aspeto interessante é que chega com mais uma funcionalidade do...

O iPhone 12 tem carregamento inverso… Mas é só para a Apple!

Ao que tudo indica, os novos iPhone 12 têm mesmo a capacidade de carregar outros aparelhos sem fios. Informações que chegam agora à Internet...