AMD e Intel em apuros? O ARM também pode ser o futuro do Windows!

O ARM é cada vez mais uma ameaça para as gigantes dos processadores como a Intel e AMD que apostam forte e feio na arquitetura x86. Afinal de contas, depois da Apple se ter fartado dos problemas e desculpas da Intel… Já existem alguns especialistas a dizer que este pode ter sido apenas a primeira peça de um dominó gigantesco.

Afinal de contas, segundo Jean-Louis Gassée, ex-chefe de desenvolvimento da Apple, não deve demorar muito tempo até que comecem a aparecer PCs baseados no Sistema Operativo Windows com processadores ARM.

Aliás, com esta decisão da Apple, e elevada expectativa nas melhorias de desempenho e autonomia, a Intel e AMD seriam obrigadas a virarem-se para o design e produção de CPUs ARM. Algo que certamente arruinaria todo o planeamento de ambas as empresas, que está 100% assente no x86.

AMD e Intel em apuros? O ARM também pode ser o futuro do Windows!

AMD vs Intel, AMD, Intel, CPU

Ao fim ao cabo, com a promessa de uma subida significativa no desempenho e na eficiência energética no mundo dos portáteis MacBook. A Microsoft não pode ficar simplesmente parada a ver o mercado a mudar debaixo do seu nariz.

Aliás, em boa verdade, a grande aposta da Apple vai fazer com que os ‘devs’ comecem também eles a apostar no mundo ARM, anulando uma das grandes desvantagens da plataforma, o suporte a software. É que caso não saiba, a Microsoft até já desenvolveu portáteis Surface com processadores ARM! Mas a coisa acabou por falhar devido à falta de programas essenciais para o dia a dia dos utilizadores. Mas leia o que o antigo chefe de desenvolvimento da Apple teve a dizer:

“Tendo em conta aquilo que o Apple A12Z Bionic já oferece nos dias de hoje, é impossível sequer imaginar a performance que teremos à nossa espera no futuro. Ainda assim, acho que é fácil dizer que vamos ter uma vantagem de pelos menos 25% em relação aos PCs x86 correspondentes. O que claro está, deixa a Microsoft com uma escolha… Esquecer o Windows no ARM e deixar a vantagem no lado da Apple, ou arriscar, trabalhar na compatibilidade dos programas, e oferecer uma alternativa igual ou melhor que os próximos MacBooks ARM.

Isto deixa a Intel com apenas um caminho à sua frente… Se não pode vencê-los, junte-se a eles”.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também