Memória RAM DDR5 vai dar 10~20% de performance

No ano passado, na altura do lançamento dos primeiros kits de memória RAM DDR5, dissemos muito rapidamente que seria uma boa ideia ignorar estes primeiros exemplares da nova tecnologia de memória, porque os preços eram exagerados, e a diferença de performance, a existir, era irrisória.

Pois bem, as coisas mudaram! Pelos vistos, com o lançamento das novas gerações de processadores Intel e AMD, os kits de memória DDR5 mais recentes, vão mesmo fazer a diferença. Afinal, no caso da Intel, com os seus Core 13000 Raptor Lake, parece que vamos ter um ‘boost’ à volta dos 11%!

Memória RAM DDR5 vai dar 10~20% de performance

Portanto, segundo os mais recentes leaks de performance relativos aos novos processadores Intel Core i7-13700K e i5-13600K, a diferença entre o uso de memória RAM DDR4, ou DDR5, é realmente muito significativo.

Afinal de contas, em testes benchmark Geekbench, num sistema exatamente igual, à exceção da memória RAM, a diferença no sistema equipado com o processador i7 foi de mais ou menos 20%, enquanto a diferença no sistema equipado com o processador i5, a diferença ficou nos 11%.

Ou seja, tudo indica que apesar do aumento da latência nos mais recentes módulos de memória RAM, o aumento da frequência já equivale a uma subida significativa na performance computacional. (Estamos a falar de memória RAM DDR4-3600MHz vs RAM DDR5-5600MHz.)

Infelizmente, ainda não sabemos qual é o impacto nos novos Ryzen 7000. Mas, segundo vários leaks e rumores, a nova memória RAM DDR5 vai realmente fazer a diferença. Quem fica por cima, se a Intel, ou a AMD? Ainda ninguém sabe. Mas, já não deverá faltar muito tempo para descobrirmos o que vai acontecer, visto que a Intel já está a preparar um anúncio para Setembro.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa diferença de performance? O suficiente para saltar de sistema? Ou ainda é demasiado cedo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.