Placas Gráficas: NVIDIA à rasca! AMD só se ri!?

Como temos vindo a noticiar nos últimos meses, mais concretamente nas últimas semanas, a loucura das placas gráficas chegou ao fim após 2 anos de puro desespero. O mundo do mining está pela hora da morte, não só devido ao recente crash das criptomoedas, mas também devido ao iminente lançamento do ‘The Merge‘, que claro está, irá mudar completamente a forma como o algoritmo Ethereum tem funcionado até aqui.

Como deve imaginar, isto resultou numa autêntica inundação das muitas plataformas de revenda de hardware usado, o que por sua vez, fez com que parte da procura, já por si significativamente mais baixa, desaparecesse das lojas, para se concentrar nos OLX e Facebook Marketplace desta vida.

- Publicidade -
A procura já estava baixar? Sim!

Além da queda na valorização das moedas virtuais, e da aproximação da versão 2.0 do Ethereum, existe um outro fenómeno no horizonte… O lançamento de toda uma nova geração de placas gráficas, tanto por parte da NVIDIA, como também por parte da AMD. Isto já para não falar do regresso à normalidade, após o “fim” da pandemia por COVID-19.

Ou seja, os utilizadores já estavam à espera por uma fase de renovação de hardware, e por isso mesmo, deixaram de querer as ‘velhinhas’ RTX 30 e Radeon RX 6000, que verdade seja dita, apesar de terem sido uma raridade durante todo o seu ciclo de vida, têm quase 2 anos em cima.

Ok… Mas porque está a NVIDIA à rasca, e a AMD está na melhor posição de sempre?

rtx, nvidia

Erros do passado meus amigos! Em todas as gerações, especialmente desde a altura em que o mining se tornou numa ‘cena’. A NVIDIA tem sempre problemas de ‘overstocking’, ou seja, stock a mais, que pura e simplesmente não consegue vender.

No entanto, nesta nova passagem de geração, não é só a NVIDIA que está à rasca com armazéns cheios de placas que ninguém quer, as suas parceiras como a ASUS, MSI, Gigabyte, etc… Também têm os seus armazéns completamente cheios de placas gráficas, isto já para não falar de muitas lojas da especialidade, que também não sabem muito bem o que fazer às unidades em armazém.

Tudo isto significa que existe agora alguma resistência por parte das parceiras de produção, para a compra da nova geração de produtos. Afinal… O que acontece ao inventário atual? É para queimar? É para vender ao desbarato? A NVIDIA vai ajudar com descontos na nova geração? Muitas questões, para as quais, a NVIDIA não tem ainda uma resposta. Entretanto, enquanto a NVIDIA pensa na vida, o tempo vai passando.

São tudo questões, que nem sequer passam pela cabeça da AMD!

rx 6700 xt

Verdade seja dita, apesar de também ter sofrido com a loucura do mining, a AMD nunca teve os mesmos níveis de procura, nem de stock, da sua velha rival NVIDIA. Mas… Isto dá-lhe uma vantagem avassaladora para a nova geração.

A AMD não tem stock a mais, nem tem parceiras irritadas a bater à sua porta. Além disso, ao contrário dos últimos anos, a AMD foi capaz de garantir uma capacidade de produção extremamente interessante, junto da TSMC, que muito provavelmente rivaliza a da NVIDIA. Aliás, para garantir que tem chips para tudo, a AMD vai apostar em placas baseadas num misto entre dois dos processos mais avançados da TSMC, o de 5nm, e o de 6nm.

Ou seja, a AMD pode lançar os seus produtos quando quiser, ou melhor, quando estiver pronta, isto enquanto a NVIDIA continua a coçar a sua cabeça, com milhares de placas RTX 30 atrás de si.

Isto sem nunca esquecer, que a AMD vai lançar as suas placas gráficas dentro de todo um novo ecossistema. Onde também encontramos os novos processadores Ryzen 7000, e claro, as novas motherboards 600 Series AM5.

Assim, se por ventura a AMD for capaz de bater o pé à rival, em termos de performance, tal e qual como fez no passado recente. Tem o campo completamente aberto para fazer o que quiser, isto enquanto a NVIDIA continua sufocada pelos erros de ‘overstocking’ do passado.

O que isto vai dar? Ainda é muito cedo para saber. Mas que vai ser interessante… Isso vai com toda a certeza!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.