SSD: O preço por GB pode chegar aos 0.1$ até ao final do ano!

SSD

SSD: O preço por GB pode chegar aos 0.1$ até ao final do ano! – Nos últimos meses, falamos imenso acerca da queda de preços do armazenamento SSD! Dizendo mesmo, para preparar as carteiras, visto que a altura de fazer ‘upgrades’ está a chegar…

Dito isto, pessoalmente, nunca na minha vida pensei, que em 2019, iríamos ver o preço por GB a chegar aos 0,1$ (~10 cêntimos)!

Consegue imaginar comprar um SSD de 500GB por apenas 50€? Ou um SSD de 1TB por apenas 100? Não… Talvez é melhor preparar-se, visto que esse sonho, pode estar prestes a tornar-se numa realidade!

SSD de 1TB

Um estudo de mercado, da reputada Trendforce, afirma que o preço do armazenamento SSD está numa descida vertiginosa. Afinal de contas, é possível que o preço por GB, chegue aos 0.1$, até ao fim do ano.

A culpa é do aumento de produção de memória NAND Flash, bem como de uma iminente guerra de preços, para tentar dar vazão a todos os produtos em armazém… Em suma, uma super vitória para os consumidores! Portanto, depois de passarmos por um pesadelo de preços com a memória RAM e placas gráficas a atingir preços ridículos, eis que chega a bonança.



Curiosamente, com esta queda de preços, é bem provável que as drives de 128GB passem a ser obsoletas (Como em boa verdade… Já são!) Com os SSD de 512GB a passarem a ser o produto mais procurado e vendido do mercado.

Além disto, as soluções ‘Premium’ NVMe também estão em franca queda de preço!

SSD

A evolução de preços no mercado, põe as soluções NVMe, apenas 6%-10% mais caras, em relação às drives SATA. Algo conseguido, graças à queda de preços nos controladores NVMe, bem como ao aumento de produção destas drives.

Por isso, além dos preços estarem a baixar, é possível que num futuro muito próximo… Apenas escolha um SSD SATA, se não tiver uma entrada M.2 ou PCI-E livre.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Trendforce