Sony Xperia XZ3 (Hands-On) – Hardware de topo e imenso potencial!

Hoje tivemos a oportunidade de assistir à apresentação do novíssimo Sony Xperia XZ3 nos escritórios da marca no Parque das Nações! No entanto, desta vez, para o seu segundo topo de gama do ano, a Sony decidiu fazer uma apresentação mais ‘pessoal’ e ‘amigável’, em vez de um evento de grande escala como foi o lançamento do Xperia XZ2 no Hotel Evolution há cerca de 6 meses atrás.

O que me parece um passo na direção correta…

Temos de ser realistas, a Sony, apesar de todo o seu sucesso no Gaming, nas TVs e nos sistemas de som, está a perder o fio à meada nos smartphones!

No entanto, como disse no artigo de ‘Hands-On’ do Xperia XZ2, os seus telemóveis ‘Premium’ continuam a ter um appeal que não consigo descrever, mas que está lá… Aliás, tive imensa pena por não ter tido a oportunidade de fazer uma análise detalhada ao aparelho!

O que vindo de uma pessoa que testou alguns dos topo de gama mais icónicos de 2018, quer dizer muito…

Muitas vezes ouço dizer que a Sony está presa num design antigo e obsoleto… Mas a verdade, é que um pouco à imagem da Samsung, a empresa é uma das últimas a manter a sua filosofia de design. Descartando por completo as tendências de mercado como a ‘Notch’ ou o ‘Queixo’… E isso é de louvar!

Sony Xperia XZ3

É um pouco como numa viagem de carro mudarmos de estação de rádio várias vezes, e acabarmos sempre por ouvir a mesma música… Lançar algo diferente no mercado é bom, desde que tenha qualidade e um bom preço a acompanhar.

Dito isto, vamos ver o que a Sony melhorou no novo Xperia XZ3 em relação ao agora ‘velhinho’ XZ2!

O novo topo de gama Sony Xperia XZ3 oferece um design 100% a pensar na imersão multimédia!

  • Um ecrã OLED QDR+ HDR 18:9 de 6”, com as tecnologias que tanto sucesso trazem às TVs Bravia da marca. Ou seja, imagens mais nítidas, cores mais interessantes e pretos mais profundos.
  • Design de ecrã curvo 3D para um bom ajuste na mão.
  • Nova tecnologia ‘Side Sense‘, que utiliza IA para prever de forma intuitiva as aplicações que mais utiliza e dar um acesso mais rápida.
  • Novo ‘Smart Launch’ que com ajuda de IA garante que não perde a oportunidade de capturar um momento caricato, ao iniciar automaticamente a aplicação de câmara quando o smartphone é colocado na horizontal.
  • Câmera principal ‘Motion Eye’ de 19MP e câmara frontal de 13MP oferecem tecnologias de captura únicas, incluindo a gravação de vídeo em 4K HDR e o Super Slow Motion a 960FPS em Full HD.

Sony Xperia XZ3 – Vamos ao aparelho propriamente dito e suas funcionalidades chave!

É fácil olhar para o Xperia XZ3 como um outro smartphone da Sony à primeira vista… Mas na verdade, é um telemóvel com o potencial para impressionar.

Design

Sony Xperia XZ3

Como disse acima, a filosofia de design da Sony continua intacta! Mas com alguns refinamentos que transformam completamente o ‘feeling’ do aparelho.

O ecrã de 6” torna o Sony Xperia XZ3 um pouco maior que o XZ2, mas graças à equipa de design, o telemóvel não parece maior ou mais grosso! Aliás, se pegar nos dois, vai notar que o XZ3 é significativamente mais leve que o XZ2, ou seja também mais confortável se o usar durante muito tempo.

Ecrã

Sony Xperia XZ3

O novo ecrã OLED de 6” é simplesmente lindo! Mas isto também não é surpreendente… Afinal de contas estamos a falar de uma fabricante que produz algumas das melhores televisões do mercado.

Aliás, na apresentação a Sony colocou o novo XZ3 vs um telemóvel da concorrência. (coff coff S9 coff coff), reproduzindo exatamente o mesmo vídeo! Para que não restasse qualquer dúvida da qualidade do novo ecrã.

Além disto, a Sony também diminuiu um pouco as margens, a um nível mais próximo do resto da indústria… Mas continua a ser um campo, que na minha sincera opinião precisa de ser resolvido o quanto antes! Numa altura em que temos vários fabricantes a lançar aparelhos sem qualquer margem, é imperativo tentar diminuir as margens ao máximo.

Mas é algo que posso desculpar, tendo em conta as colunas de elevada qualidade que foram implementadas no Xperia XZ3.

Side Sense

Sony Xperia XZ3

Algo que a Sony deu muita atenção foi o novo ‘Side Sense‘! Uma funcionalidade que permite ao utilizador tocar nas partes laterais superiores ou inferiores do ecrã (de ambos os lados) para realizar algumas tarefas sem ter de carregar num botão.

Basicamente, carrega duas vezes em qualquer canto do ecrã, e aparece um ‘sub-menu’ com algumas aplicações que a Inteligência Artificial do aparelho decidiu ser aquelas que mais precisa no momento, ou que mais usa ao longo do dia.

Em síntese, uma nova implementação do ‘Painel Edge’ que faz parte dos telemóveis Galaxy há algum tempo… Mas que não deixa uma pequena tab sempre visível, como na oferta da concorrência.

Conclusão

Em suma, o Sony Xperia XZ3 é um telemóvel com imenso potencial e com muito para oferecer! Mas esperem pela nossa análise detalhada para ficar a saber tudo acerca do mais recente aparelho da Gigante Nipónica.

Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo! E se quiser mais informações, clique aqui.